YouTube começa a testar recurso de vídeos curtos estilo TikTok

Por Felipe Junqueira | 03 de Abril de 2020 às 15h17
Pixabay
Tudo sobre

YouTube

Saiba tudo sobre YouTube

Ver mais

Há poucos dias, foi revelado que o YouTube estaria trabalhando em um novo formato de conteúdo para a plataforma, de olho no crescimento do TikTok, principalmente. Chamado Shorts, o recurso partiria basicamente da mesma premissa da rede social de origem chinesa, aproveitando a gigantesca base de usuários do site de vídeos.

Eis que a função, aparentemente, já está em teste. Inserida discretamente junto às histórias quando você abre um vídeo, já é possível assistir publicações curtas, geralmente de menos de um minuto, com título e interface levemente diferentes, sem os comentários, por exemplo. Nos vídeos curtos, você vai ver horário, título e o nome do criador no canto superior, em vez de somente o avatar do canal, como acontece nas Histórias.

Aparentemente, não há uma maneira específica de subir esse tipo de conteúdo. O usuário faz o upload de um vídeo qualquer, que não seja muito longo, filmado ou ao menos editado na vertical, e o YouTube recomenda junto às Histórias. Por enquanto, só dá para ver em um smartphone.

História, no centro, e um vídeo curto, à direita (Imagem: Captura de tela/Felipe Junqueira)

Para ver um desses vídeos curtos, basta abrir uma publicação e descer um pouco — não é sempre que vai aparecer a sessão “Histórias e vídeos curtos”. Caso seja mostrada, você vai poder ver uma série de postagens do tipo. E aí fica claro que não existe a limitação para canais com o mínimo de 10.000 inscritos.

Ainda não está claro se esse é realmente o recurso descoberto em reportagem publicada durante a semana, pois o YouTube não divulgou nada oficialmente sobre a nova função. É possível que seja apenas um teste, também.

Você já está vendo essa área de "histórias e vídeos curtos" no YouTube? Conseguiu enviar um vídeo que está sendo entregue dessa maneira? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.