Veja os emojis mais usados no Twitter nos últimos 12 meses

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 22h26

Tidos por muitos como a vanguarda da comunicação, os emojis viraram uma febre tão grande que tem até um dia mundial comemorativo: foi neste domingo, 17 de julho. A data foi escolhida porque esse é o dia que o emoji de calendário dos aparelhos da Apple mostra.

Como curiosidade, o Twitter publicou uma lista de emojis mais utilizados por países e no mundo. Entre os tweets publicados no período que compreende 1º de julho de 2015 e 30 de junho deste ano, o símbolo que mais vezes apareceu no Brasil foi o de "chorando de rir", seguido pelo "rosto com olhos de coração". O ícone que representa o amor ficou em terceiro.

No mundo, a ordem é mais ou menos a mesma: os dois primeiros são os mesmos do Brasil, mas o terceiro é o ícone de chorar, seguido pela "carinha feliz". O quinto lugar é o "coração vermelho". Excluindo os dez emojis mais populares do mundo, os símbolos mais utilizados de cada país mostra algumas curiosidades.

No Brasil

Emojis mais populares do Brasil

No mundo

Ranking de emojis no Twitter

Há por exemplo, uma unanimidade nos países da América do Sul. Ou, pelo menos, entre Brasil, Argentina e Colômbia, que são os mencionados no mapa que o Twitter divulgou: todos esses países usam o ícone de três notas musicais como um dos mais mencionados, excluindo os 10 mais do mundo. Já o Canadá, Estados Unidos e Reino Unido têm em comum o "rosto cansado". Na Índia, o de mãos juntas como uma reza é o símbolo local mais popular (esse até que foi previsível, não?).

Ranking de emojis no Twitter

Existe também um fator sazonal para o uso dos emojis: em dezembro, claro, a "árvore de Natal" é a campeã. Em outubro, é uma caveira de Halloween. Ou seria a época do ano em que você está começando a se cansar? Deve ser, porque o calendário se inicia com um rosto feliz em janeiro. Lembrando que esses são dados mundiais, e não apenas do Brasil, ok?

Emojis mais populares por mês

Agora, dividindo por categorias, o emoji de rosto mais usado é o "chorando de rir", naturalmente, já que é o mais popular do mundo. Entre os de mão, o mais mencionado é "batendo palmas", seguidos da reza e do "ok" nos Estados Unidos. Entre os corações, o vermelho é o padrão. Na categoria de alimentos, os mais celebrado é o bolo, seguido da pizza. Curioso notar que a cerveja aparece o dobro de vezes em relação ao café. Compreensível?

Ranking de emojis no Twitter