Uso excessivo de redes sociais pode causar depressão em adolescentes

Por Redação | 11 de Agosto de 2015 às 09h19

Quanto tempo você passa nas mídias sociais, incluindo Facebook, Instagram, Twitter e outros? Diversas pesquisas mostram que o tempo dos usuários nas redes sociais tem aumentado significativamente, o que nos mostra o quanto elas são importantes na comunicação nos dias de hoje. Apesar dessa característica positiva, o uso excessivo das redes sociais pode ser algo muito ruim.

De acordo com um estudo publicado recentemente pela revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking (Cyber Psicologia, Comportamento e Redes Sociais), há uma relação entre o uso das redes sociais de maneira frequente e o aumento das chances de problemas de saúde mental. Isso inclui aflição psicológica e até mesmo pensamentos suicidas.

O estudo sugere que as autoridades responsáveis pela saúde pública tentem alertar os jovens através da própria comunicação via redes sociais, visto que eles estão gastando bastante tempo com elas. "Dado que os jovens com má saúde mental estão gastando um tempo significativo em sites de redes sociais, os prestadores de serviços de saúde pública podem abordar essa população vulnerável envolvendo os jovens nas redes sociais com alertas de auxílio em saúde", diz o estudo.

A pesquisa recolheu dados de cerca de 750 jovens em uma instituição de reabilitação de drogas e saúde mental em Ontário, no Canadá, mostrando, através dos resultados, que os pais devem estar atentos a quantidade de tempo que seus filhos passam nas mídias sociais. Se você é pai e acha que seu filho está gastando um pouco mais de tempo além do comportamento normal, talvez seja a hora de reconsiderar isso.

Via Ubergizmo

Fonte: http://www.ubergizmo.com/2015/08/too-much-social-media-teen-depression/?utm_source=mainrss