Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter Trends Brasil mostra principais tendências culturais da rede social

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Maio de 2021 às 23h20

Link copiado!

Twitter Trends Brasil mostra principais tendências culturais da rede social
Twitter Trends Brasil mostra principais tendências culturais da rede social
Tudo sobre Twitter

Rede social conhecida pelas interações frequentes, o Twitter tem sido um ambiente cada vez mais propício para que marcas façam parte de conversas relevantes a seus consumidores. Nesse sentido, a pesquisa Twitter Trends Brasil surge como uma maneira de auxiliar empresas e parceiros a se conectar ao público, aumentando tanto seu engajamento quanto suas vendas.

Desenvolvida em parceria com a Black Swan Data (@blackswandata) e a Crown DNA (@CrownDNA), ela mostra tendências culturais relevantes dividas em cinco grandes tópicos: cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado. As conclusões foram feitas a partir de uma análise realizada em bilhões de mensagens compartilhadas entre dezembro de 2018 e novembro de 2020 que passaram por mais de 300 mil tópicos.

Continua após a publicidade

Confira as tendências apontadas pelo Twitter Trends Brasil:

  • Bem-estar: a pandemia do COVID-19 trouxe um grande aumento das conversas sobre autocuidado, que teve um crescimento de 47% entre os usuários locais. Em compensação, o home office e a menor circulação pelas cidades resultou em uma queda de 63% do uso de hashtags ligadas ao mundo fitness. O período também registrou um crescimento de 148% em conversas sobre cuidados comunitários, com 175% a mais de citações ao SUS e tópicos sobre igualdade de direitos à saúde;
  • Cultura criativa: houve um aumento de 135% em conversas sobre criatividade, sendo que áreas relacionadas passaram a surgir como oportunidade de carreira para mais pessoas. Houve 79% mais conversas sobre criatividade em profissão, mas também houve quem só queria compartilhar seus hobbies (46% de aumento) ou trocar informações sobre artesanato (61%);
  • Maravilhas cotidianas: o Twitter tem sido um espaço em cada vez mais pessoas exploram sua espiritualidade, com aumento de 62% nas conversas sobre o tema. Também houve 87% de aumento no crescimento de menções a universos de fantasia e ficção, bem como um aumento de 70% nas conversas sobre nosso fascínio sobre a natureza;
  • Vida tecnológica: a tecnologia também ganhou destaque, com aumentos de 241% nas conversas sobre avanços como o 5G e 41% sobre o assunto como um todo. Já as conversas sobre como trabalhar em casa e temas como educação a distância aumentar em mais de 70 vezes durante o período estudado;
  • Identidade: conversas sobre nossa identidade também cresceram (52%), assim como discussões sobre representatividade (36%) e igualdade (345%). Os direitos dos negros também tomaram destaque, com 781% a mais de conversas, sendo acompanhados por mais conversas sobre ética (33%) e empoderamento (66%).

Segundo Camilla Guimarães, gerente da área de Pesquisa do Twitter Brasil, essas tendências oferecem oportunidades poderosas para que marcas programem e estruturem suas campanhas. “O Twitter é o lugar em que as pessoas expressam abertamente sua opinião, o que funciona, também, como um termômetro e uma fonte de informação para as marcas”, explica.

A partir do 18 de maio, a empresa vai oferecer a convidados acesso à plataforma “Tá Acontecendo, Tá no Twitter”, que traz conteúdos exclusivos sob demanda sobre a pesquisa. Além disso, a rede social também promete oferecer vídeos de seus executivos falando sobre outros temas relevantes ao mercado.