Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter tem contas hackeadas e passa a exibir mensagens nazistas

Por| 15 de Março de 2017 às 09h39

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Twitter

Várias contas de executivos, editores, empresas governamentais e usuários comuns começaram a publicar nesta quarta-feira (15) no Twitter mensagens aleatórias com suásticas e conteúdo nazista depois de uma ferramenta de terceiros que se conecta à rede de microblogs ter sido hackeada.

Informações apuradas pela Reuters dão conta que as mensagens fazem parte de um embate político causado pela suspensão dos laços diplomáticos entre a Turquia e a Holanda depois de o presidente turco Tayyip Erdogan ter chamado o povo holandês de "remanescentes nazistas".

O imbróglio ganhou corpo com a adesão de hackers ainda não identificados, que assumiram um lado nessa história e saíram em defesa do político turco. Para obter acesso às contas de veículos de comunicação como Forbes e BBC North America e de entidades como a UNICEF, Anistia Internacional e o Parlamento Europeu, os hackers teriam atacado o Twitter Counter, uma ferramenta de terceiros que fornece dados de audiência e engajamento.

Continua após a publicidade

Com o Twitter Counter comprometido, os hackers puderam publicar mensagens provocativas em turco chamando a atenção para um referendo que ocorrerá no próximo dia 16 de abril. Na ocasião, será decidido se a Turquia concederá mais poderes políticos a Erdogan ou não.

Em comunicado, o Twitter disse estar ciente do problema que afetou centenas de pessoas. A empresa também garantiu que já identificou a fonte da falha e está trabalhando para solucionar o caso o mais rápido possível. "Removemos as permissões [do Twitter Counter] imediatamente", comentou o microblog.

Fonte: Reuters, TechInsider, Observador