Publicidade

Twitter suspenderá suporte ao TweetDeck para Windows

Por| 18 de Março de 2016 às 10h47

Link copiado!

Twitter suspenderá suporte ao TweetDeck para Windows
Twitter suspenderá suporte ao TweetDeck para Windows
Tudo sobre Twitter

O Twitter divulgou em nota oficial que vai suspender o suporte para o aplicativo independente do TweetDeck para Windows no dia 15 de abril. Trata-se do app que permite criar painéis para lidar simultaneamente com várias contas do microblog – função particularmente útil quando há muita gente seguida.

Não obstante, a companhia garante que ainda será possível acessar a versão web do aplicativo. Conforme colocou a gerente de produtos Amy Zima em postagem no blog oficial do Twitter, trata-se na verdade de “melhorar a sua experiência com o TweetDeck”. Ela acrescenta: “Nada vai mudar em relação ao TweetDeck em si, mas apenas o lugar onde será possível acessá-lo”.

O TweetDeck foi comprado pelo Twitter em 2011 e, nos últimos anos, a companhia tem progressivamente abandonado as versões em aplicativo da funcionalidade a fim de reforçar sua presença em ambiente online. De fato, o microblog já cortou o suporte às versões anteriormente disponibilizadas para Android, iPhone e também para a plataforma AdobeAIR em 2013.

Continua após a publicidade

Por quanto tempo ainda?

Apesar da oficialidade do anúncio, ainda não se sabe quando, exatamente, a plataforma em aplicativo para Windows será realmente removida dos canais de distribuição. Vale lembrar, afinal, que a versão para Mac – abandonada à própria sorte em julho do ano passado – ainda está disponível para download na Mac App Store, o mesmo valendo para o plugin do Chrome.

Até o momento, o Twitter tem permanecido reticente quanto ao prazo de validade dessas versões standalone – de forma que, caso o formato realmente lhe interesse, o negócio é ir usando enquanto for possível. Atualmente, há possibilidade de um único “log” para utilizar tanto o TweetDeck quanto o próprio Twitter, funcionalidade que facilita as coisas por meio de trocas rápidas entre as ferramentas utilizadas com mais frequência.

Continua após a publicidade

Como remover o peso de 10 anos

Prestes a completar seu primeiro decênio de existência, o Twitter claramente enfrenta atualmente o desafio de recuperar o apelo como “fonte de notícias de última hora” que possuía em seus primeiros anos. Entretanto, renovar o interesse de usuários às voltas com o sempre expansível Facebook e canais da moda como Instagram e Snapchat tem se provado uma difícil labuta.

A queda no interesse pelo microblog é facilmente percebida pelos números oficiais, que permanecem praticamente estagnados. Até o final do terceiro trimestre de 2015, o Twitter contava com 320 milhões de usuários mensais ativos – número que se manteve razoavelmente inalterado ao final do último trimestre do mesmo ano.

Continua após a publicidade

Como resposta, a companhia tem trabalhado cada vez mais em visuais revigorados e também em novas funcionalidades – tais como a opção “Moments”, espécie de curadoria da própria plataforma que abriga tweets, vídeos imagens e os principais assuntos que aquecem a internet, incluindo notícias de grande relevância.

Fonte: Blog Oficial do Twitter