Twitter some com menções em respostas e irrita usuários

Por Redação | 31.10.2016 às 11:03
photo_camera Divulgação

O Twitter vem se esforçando para tornar sua plataforma mais atraente para os usuários, mas vem tropeçando aqui e acolá principalmente quando mexe na forma de tweetar. Foi o que aconteceu nesse último fim de semana, quando a rede de microblogs removeu as menções das respostas e irritou muitos usuários.

Em teste realizado em seu app para o iOS, o Twitter decidiu remover a menção que sempre aparece em tweets de resposta. A ideia, aparentemente, era flexibilizar o limite de 140 caracteres do site, aninhando todas as respostas a um tweet em um só container.

O problema é que a novidade não pegou nada bem e os primeiros usuários a testar o novo recurso expressaram todo seu descontentamento. Em várias publicações, eles disseram que ideia de jerico deixa o sistema de respostas confuso e, em alguns casos, facilita práticas abusivas na plataforma.

Em seu blog no Medium, Tressie McMilan Cottom disse não ter ideia a quem está respondendo depois que o Twitter fez a alteração. "Sem a segurança de saber a quem estou respondendo, eu não posso tweetar", queixou-se a professora de sociologia da Universidade Virginia Commonwealth.

Ainda de acordo com a educadora, que já foi vítima de abuso no Twitter, remover o nome do usuário de publicações ofensivas pode encorajar práticas abusivas em respostas maliciosas. "É um recurso esquisito de o Twitter lançar, principalmente se levarmos em conta os recentes esforços em combater esse tipo de prática", ressaltou Cottom.

Recentemente o Twitter atualizou a forma que conta os caracteres das publicações, desconsiderando links para GIFs, vídeos, fotos e enquetes do limite de 140 toques. A ideia é flexibilizar a plataforma sem alterar sua principal característica.

Caso leve em consideração a receptividade negativa dos poucos que já testaram o novo sistema de respostas, o Twitter deveria pensar numa forma de fazer as menções não contarem, mas ainda assim exibi-las nos tweets - como fez com os links. Mas aparentemente não é isso o que a empresa está pensando. "Quando essa alteração for lançada para o público, nomes de usuário das pessoas não serão mais incluídos automaticamente no texto do Tweet e não participarão mais da contagem de 140 caracteres do Tweet", disse a companhia em uma publicação em seu site.

Via Tressie McMilan Cottom (Medium), Twitter