Twitter retira limite de 140 caracteres das mensagens diretas
Por Anderson Nascimento | 12 de Agosto de 2015 às 16h30
Os usuários do Twitter poderão a partir de agora conversar em particular através das mensagens diretas sem se preocuparem com o limite de caracteres. A rede social anunciou nesta quarta-feira a retirada do limite de 140 caracteres presente nas mensagens privadas desde a criação da função.
A mudança eleva o limite para 10.000 caracteres, número menor que o do Facebook Messenger, por exemplo, que tem um limite de 20.000 caracteres por mensagem. Apesar disso, a nova limitação do Twitter é capaz de suportar conversas comuns sem nenhum problema.
A atualização já havia sido comunicada pela empresa em junho, mas só agora pode estar disponível para os usuários. Todas as principais plataformas, como aplicativos para Android e iOS, além do site na web, estão incluídas para receber a mudança.
A estratégia de excluir o limite de caracteres das mensagens diretas do Twitter visa colocar o microblog na disputa direta com aplicativos de mensagens, como o WhatsApp e o Messenger. "Nossos usuários agora terão a flexibilidade para escrever mais e se expressar de uma maneira mais natural e confortável", declarou Sachin Agarwal, gerente de produto do Twitter.
O Twitter luta para conseguir atrair mais usuários para a rede social, ainda que tenha uma grande marca de 316 milhões de usuários ativos mensais. Apesar disso, o número é bem menor do que o 1,5 bilhão de usuários que utilizam o Facebook.
Para aumentar o número de usuários, o Twitter também realizou uma série de mudanças recentes em seu serviço, como a possibilidade de comentar retweets, um serviço de publicidade para pequenas e médias empresas e a simplificação dos "trending topics". De acordo com Rafael Dahis, gerente de produtos para mercados internacionais do Twitter, "o ritmo de mudanças vai continuar intenso até o final do ano".
Outra novidade que deve chegar em breve à rede social é a lista de "trending news", que reunirá as notícias mais relevantes ao longo do dia e fortalecerá o serviço como uma plataforma de consumo de conteúdo. O Twitter está trabalhando atualmente no algoritmo que irá escolher os links mais interessantes do dia para exibi-los aos usuários. "As pessoas já utilizam o Twitter para se manterem informadas sobre o que acontece no mundo", declarou Dahis.
Uma das grandes mudanças prometidas pelo Twitter é o projeto Lightning, que deve destacar os principais momentos do Twitter, exibindo imagens, vídeos e materiais elaborados pela própria rede social. Para este projeto, o Twitter já fechou um acordo com a National Football League (NFL).
O Twitter também está a procura de um CEO, já que Jack Dorsey assumiu interinamente o cargo depois da saída de Dick Costolo. Dorsey já deixou claro que não abrirá mão da Square, empresa de pagamentos móveis que fundou depois de sua saída do Twitter e que está se preparando para um IPO. Adam Bain, atual chefe de receitas globais da empresa é um dos nomes mais fortes para assumir o cargo de CEO.
Fonte: CNET