Twitter quer exibir notícias no topo da linha do tempo

Por Felipe Demartini | 15 de Março de 2018 às 09h59
Tudo sobre

Twitter

O Twitter está estudando a inclusão de um bloco de notícias no topo da linha do tempo dos usuários de sua versão mobile. O recurso, ainda em fase de testes, chegaria para expandir o caráter noticioso da rede social, entregando aos usuários, logo de início, informações sobre grandes eventos ou assuntos que estejam gerando comoção, de forma a aumentar o engajamento e também o tráfego de serviços considerados relevantes para a comunidade.

O experimento foi confirmado pela empresa, que diz estar testando a ideia com um seleto grupo de usuários. Por enquanto, as notícias e links relacionados que aparecem no início da linha do tempo têm curadoria humana, mas, como já dá para imaginar, a ideia é garantir que, no futuro, essa seleção seja feita por algoritmos, de acordo com os interesses de cada utilizador.

Isso já poderia ser percebido nos testes, inclusive. Para alguns usuários, a principal notícia no topo do feed era a morte do físico Stephen Hawking, enquanto, para outros, o assunto era as eleições do estado americano da Pensilvânia. O uso do algoritmo facilitaria essa seleção e direcionamento, deixando os utilizadores mais informados e atentos ao que está acontecendo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Notícias aparecem no topo da linha do tempo em teste realizado pelo Twitter (Imagem: BuzzFeed)

Além disso, é claro, a ideia é aumentar o engajamento das pessoas com as ferramentas do próprio Twitter. Trending topics já são usados como uma métrica sobre os principais assuntos do dia e muitos deles acabam virando Moments, seleções curadas com links e mensagens mais relevantes a um determinado tópico. Agora, esse caráter assume um posto ainda mais central da experiência com a rede social.

Segundo a empresa, trata-se de uma evolução de um recurso chamado “Acontecendo agora”. Usada bastante em eventos esportivos nos Estados Unidos, a funcionalidade agrupa mensagens sobre um mesmo assunto e as exibe de forma concentrada, tanto como forma de entregar um conjunto maior de informações quanto para não poluir a linha do tempo dos usuários. Como no recurso, mensagens de utilizadores comuns aparecem ao lado de notícias curadas por algoritmos, que trazem contexto e credibilidade.

A novidade, entretanto, não tem data para entrar em funcionamento, se é que isso vai acontecer. Os testes estariam acontecendo nos Estados Unidos e com usuários da versão iOS do Twitter, mas não existe previsão de expansão do experimento ou aplicação prática – nem mesmo a possibilidade de chegada ao Android foi comentada.

Fonte: BuzzFeed

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.