Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter passa por problemas na tarde desta terça-feira (28)

Por| 28 de Julho de 2020 às 16h35

Link copiado!

Reprodução/Mobilesyrup
Reprodução/Mobilesyrup
Tudo sobre Twitter

*Atualizado às 20h58 com a resposta da assessoria nacional do Twitter

Quem tenta utilizar o Twitter pelo computador na tarde desta terça-feira (28) pode ter dificuldades. Em mais uma falha que adiciona a um mês bastante complicado na história da rede social, sua interface web chegou a ficar totalmente fora do ar em meados da tarde, impedindo a visualização da linha do tempo, postagens e qualquer tipo de interação na plataforma.

De acordo com o site Down Detector, que reúne relatos de instabilidades feitos pelos próprios usuários, os problemas começaram a aparecer em torno das 15h30, chegando ao pico meia hora depois. O mapa disponibilizado pelo serviço indica uma falha localizada que, pelo menos neste primeiro momento, atinge as regiões Norte, Sudeste e Sul do Brasil, além de Portugal e a costa leste dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Os indícios de que se trata de um problema localizado, porém, vêm do fato de que a rede social continua funcionando normalmente em seus aplicativos para iOS e Android, assim como em clientes de terceiros ou da própria companhia, como é o caso do Tweetdeck. Com isso, nem mesmo as tradicionais reclamações de problemas aparecem com frequência na linha do tempo dos usuários, indicando que muita gente nem sabe que o problema está acontecendo.

Quem tenta acessar vê apenas uma mensagem de erro, em inglês mesmo na versão em português brasileiro da plataforma. O texto simples com o ícone da rede social afirma apenas que algo deu errado e que o usuário deveria tentar de novo, com um botão que atualiza a página e, pelo menos durante nossos testes, apenas nos levou novamente à mesma página.

Até o momento de publicação desta reportagem, o Twitter ainda não havia se pronunciado sobre a falha. A conta de suporte da plataforma na própria rede social vem sendo o principal veículos dos anúncios desse tipo, principalmente em relação ao comprometimento de perfis verificados que aconteceu há duas semanas. O Canaltech entrou em contato com a assessoria da plataforma no Brasil e aguarda um posicionamento sobre o ocorrido para acrescentar a esta matéria.

Continua após a publicidade

Após o que a empresa disse ser um ataque de engenharia social contra seus colaboradores, hackers obtiveram acesso a ferramentas internas de gestão do Twitter, utilizando contas verificadas de grandes celebridades para publicar um golpe envolvendo criptomoedas. Utilizando as contas de nomes como Elon Musk, Barack Obama e Kanye West, os atacantes obtiveram mais de R$ 600 mil em questão de horas, em uma brecha de segurança que ainda está sendo investigada pela companhia.

No total, 45 perfis foram comprometidos desta maneira, enquanto 36 tiveram sua caixa de mensagens diretas acessadas e, de oito, os hackers baixaram um arquivo completo com toda a atividade na rede social. Nas horas seguintes à brecha, o Twitter chegou a tomar ações extremas ao impedir contas verificadas de publicarem mensagens, enquanto, até agora, alguns usuários continuam encontrando problemas para realizar troca de senhas, e-mails ou realizar outras atividades na plataforma.

Twitter fala sobre o problema

Continua após a publicidade

Perguntada sobre um posicionamento da empresa sobre o ocorrido, a assessoria nacional da rede social emitiu o seguinte comunicado: "Tivemos um problema em uma atualização recente no nosso sistema, mas a falha já está sendo resolvida".

Fonte: DownDetector