Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter ocultará posts que compartilham informações falsas durante crises

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Maio de 2022 às 18h10

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O Twitter anunciou uma nova política para lidar com desinformação em momentos de crise, no intuito de conter boatos e mentiras. Os padrões estabelecidos vão impedir a promoção paga e efetuar o bloqueio de tuítes considerados perigosos em tais circunstâncias.

Segundo o Twitter, a moderação de conteúdo deve ir além de apenas remover ou manter conteúdos. O chefe de segurança e integridade da rede social, Yoel Roth, destaca a expansão do leque de ações que podem ser tomadas para garantir uma resposta efetiva à "gravidade do dano potencial".

Continua após a publicidade

Muita gente aproveita situaçoes delicadas para tirar vantagem própria, disseminar ideologias, reforçar preconceitos ou apenas espalhar o caos. A mudança deve ajudar a combater reportagens falsas sobre eventos e outras alegações camufladas como verídicas, mas que não passam de opiniões.

Informação falsa viraliza

O problema é que informações erradas tendem a se espalhar mais rapidamente durante emergências do que notícias verdadeiras. O alarmismo faz com que muita gente deixe de checar fontes seguras disseminar coisas falsas, o que dificulta o monitoramento pelos sistemas de verificação de fatos.

Em geral, o elevado potencial de viralização cria um desafio praticamente impossivel de ser vencido pelos moderadores. Em vez de decidir excluir ou banir pessoas, a rede social terá esse rótulo com o aviso para obrigar o clique no botão antes de exibir a publicação.

Continua após a publicidade

O método deve funcionar como ocorre nas imagens explícitas e deve facilitar para o algoritmo verificar se aquilo é verdadeiro ou falso. O conceito de "evento crítico" para a rede são "situações em que há uma ameaça generalizada à vida, segurança física, saúde ou subsistência básica".

Moderaçao em xeque?

De qualquer forma, a equipe da rede social garante que o rótulo será para eventos bem específicos. Neste começo, as regras serão aplicadas para conteúdos relacionados à invasão da Ucrânia pela Russia.

Com a transação de compra do Twitter suspensa, a política poderia desagradar Elon Musk, um crítico ferrenho da moderação de conteúdo. O bilionário prometeu reduzir bastante o sistema para punir apenas casos de crimes, sem banir discurso de ódio, ataques à minorias ou comentários preconceitusos.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter