Twitter modifica aba Explorar para exibir postagens relevantes para o usuário

Por Redação | 16 de Agosto de 2017 às 12h29
photo_camera Divulgação

O Twitter começou a testar nesta semana um novo funcionamento para a aba Explorar da rede social. Nos experimentos que já estão acontecendo com usuários americanos da versão para iOS do aplicativo, as publicações são reunidas a partir dos tópicos de interesse de cada pessoa e não mais segundo as métricas da plataforma como um todo.

De acordo com a empresa, as mensagens passarão a ser mostradas de acordo com editorias como “Televisão”, “Pop”, “eSports”, “Videogames”, “Literatura”, “Notícias” e diversas outras. Aparecerão em destaque publicações tanto de contas seguidas quanto não, de acordo com aquilo que o algoritmo da rede social identificar como relevante para cada usuário.

Os experimentos estão acontecendo há algumas semanas e agora devem aparecer para mais e mais pessoas. Antes, muitos podem nem mesmo ter notado a mudança, uma vez que o novo funcionamento do menu Explorar aparecia mais abaixo, depois dos Trending Topics e das informações mais importantes do dia, de forma generalizada.

Como sempre, um dos focos de mudanças desse tipo é justamente os novos usuários. Eles ainda não seguem muita gente e encontram na aba Explorar não apenas uma oportunidade de conhecer contas novas, mas também algo para fazer enquanto suas próprias listas de seguidos não ganham corpo.

Pedra no sapato

O fluxo de novos usuários é a principal pedra no sapato do Twitter atualmente. De acordo com os números de julho deste ano, há dificuldade em acrescentar usuários à base, algo essencial para que as receitas de publicidade cresçam, apesar de a empresa manter uma base fiel de utilizadores mensais.

Além das mudanças de organização em si, a rede social também promete dar mais controle aos usuários. Eles poderão, por exemplo, indicar quais assuntos lhes interessam mais ou menos, além de indicar se desejam rever postagens de contas que já seguem ou se preferem descobrir informações a partir de fontes desconhecidas. Tudo contribuirá para o algoritmo, em mudanças que chegarão após o lançamento efetivo da novidade.

Lançamento

Ainda não há uma data exata para o lançamento da novidade a todo o público. O Twitter, como normalmente acontece, está investindo em uma liberação segmentada, que acontece pouco a pouco. Inicialmente, apenas os americanos terão acesso à nova organização, mas como se trata de uma mudança aplicada em escala global, não deve demorar para que ela chegue também ao Brasil.

Da mesma forma, também não existe previsão de liberação das novidades para o sistema operacional Android. Apesar disso, elas também não devem demorar a chegar, mas como o foco dos testes foi o iOS, não é nada estranho que a aplicação efetiva também aconteça primeiro nesta plataforma.

Fonte: BuzzFeed