Twitter lança plataforma de agregação de notícias Moments no Brasil

Por Rafael Romer | 17 de Novembro de 2015 às 11h07
photo_camera Divulgação

O Twitter anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento do Moments no Brasil, que será o segundo país no mundo a receber a nova função lançada no começo de outubro nos Estados Unidos.

"O usuário brasileiro é interessado em experimentar novas plataformas e como o Moments é um produto novo, a gente espera que o Brasil ajude a empresa a moldar o produto com o tempo", afirmou o VP do Twitter para a América Latina, Guilherme Ribenboim. "É a primeira vez que nós e parceiros de mídia estaremos curando conteúdo na plataforma do Twitter. Isso vai transformar a experiência dos usuários, fazendo com que a plataforma fique ainda mais fácil de ser usada".

Com a função, usuários têm acesso a uma lista separada da sua linha do tempo que mostrará fotos, vídeos e tweets sobre algum assunto recente - tudo atualizado em tempo real à medida que novas histórias surgem. Os temas poderão ser buscados pelo usuário dentro da janela "Moments" e serão divididos em tópicos específicos como Notícias, Esportes, Entretenimento e Diversão. Usuários também poderão escolher seguir um Moment específico, o que passará as informações para a linha do tempo durante um período específico, atualizando o conteúdo sempre que uma nova informação sobre o tema chegar.

"Demoraria muito tempo para que pessoas buscassem as contas certas ou esperar uma hashtag surgir para segui-la, o que também pode mostrar muitos comentários e pouco conteúdo de notícias", comentou Leonardo Stamilo, diretor editorial do Twitter para a América Latina. "A gente vai assumir esse trabalho e oferecer essa experiência".

A ferramenta é uma das principais apostas do Twitter para atualizar o modelo de apresentação de conteúdo em sua plataforma sem alterar o modelo de organização da timeline dos usuários. Ao assumir a distribuição do conteúdo proativamente, o Twitter espera que usuários possam acessar mais facilmente conteúdos que já estavam dentro da rede social através de um hub ao invés de terem que buscar sozinhos por hashtags ou termos específicos.

Estreia do Moments ocorrerá na noite desta terça-feira (17) durante o jogo de futebol entre Brasil e Peru

Estreia do Moments ocorrerá na noite desta terça-feira (17) durante o jogo de futebol entre Brasil e Peru (Imagem: Captura de tela / Rafael Romer)

O Moments também será uma plataforma com potencial para trazer novas receitas para o Twitter através dos chamados Promoted Moments, que promoverão abas com conteúdos de marcas dentro da plataforma. A empresa já anunciou as primeiras parcerias com marcas como TIM, Coca-Cola e Johnny Walker.

Com o lançamento da plataforma no Brasil, o Twitter também manterá uma equipe local para a curadoria do conteúdo da plataforma, que será responsável por organizar os Moments através de tweets já publicados, já que a função não utiliza algoritmos. A equipe será liderada pelo diretor editorial do Twitter para a América Latina, Leonardo Stamillo, e já está trabalhando há três meses no Brasil.

O primeiro canal ao vivo será hoje à noite, durante o jogo entre Brasil e Peru, em Salvador. Serão uma média de 50 histórias diárias organizadas para os usuários.

Twitter Moments

Até o final do dia, Moments deverá estar disponível para todos os usuários brasileiros do Twitter no Android e iOS (Foto: Rafael Romer/Canaltech)

Twitter no Brasil

O Brasil hoje está entre os cinco principais mercados globais para o Twitter, que completou três anos de operação no país neste mês. Globalmente, a rede social tem 320 milhões de usuário ativos mensais, com mais de 500 milhões de tweets enviados diariamente.

Neste ano, a empresa quase dobrou o time brasileiro, que saltou de 53 funcionários no começo do ano para os atuais 100 colaboradores. Na América Latina, são mais de 150 funcionários. A empresa também cresceu 139% em receita entre o terceiro trimestre de 2014 e o terceiro trimestre deste ano - para o ano que vem, a companhia também espera um crescimento de três dígitos puxado pelo lançamento do Moments, pelo avanço do consumo de vídeos da plataforma e pelas Olimpíadas.

Uma pesquisa recente do Twitter entre usuários brasileiros revelou três perfis principais de usuários de redes sociais no país: os "fãs de esporte", que representam 14% do total; os "fãs de diversão", 16% do total e formado, na maioria, por jovens conectados; e os "fãs de redes sociais", que representam 15% do total e buscam principalmente eventos de interesse próprio nas redes. Dentro do Twitter, hoje 74% dos usuários buscam entretenimento, enquanto 72% buscam notícias em geral.