Twitter inclui prévias de links nos aplicativos para Android e iOS

Por Redação | 15.07.2015 às 13:42

O Twitter implementou nesta semana uma nova maneira de lidar com links em suas versões mobile para iOS e Android. Nos dois sistemas operacionais, prévias de sites postados aparecerão diretamente na linha do tempo, exibindo uma imagem de destaque, o título da página e também as primeiras linhas de texto, como forma de facilitar a vida do usuário na hora de perceber se o conteúdo vale ou não a pena.

A novidade vem com a mais recente atualização do Twitter, que traz também as correções de bugs e incrementos de performance de sempre. Mesmo com o aplicativo atualizado, nem todos os usuários verão a novidade de imediato, já que de acordo com a rede social, ela será implementada aos poucos, de grupos em grupos, até se tornar uma característica padronizada para todos.

Esse tipo de lançamento segmentado acontece de forma a não sobrecarregar os servidores, nem causar lentidão para os usuários. As prévias de links exigem um pequeno trabalho adicional por parte da infraestrutura do Twitter, que deverá coletar as informações a serem exibidas. Por isso, a empresa quer garantir que tudo funcione bem em vez de jogar toda a carga de uma só vez em seus equipamentos.

Além disso, prévias e visualizações desse tipo são algo comum em redes sociais móveis, justamente por permitirem que o usuário veja o conteúdo do link antes de clicar. Uma das principais características, especialmente dos celulares, é a banda limitada e mais lenta que uma internet convencional. Sendo assim, saber exatamente o que está do outro lado daquelas letrinhas azuis pode ser essencial para que valiosos KBs não sejam desperdiçados.

Na imagem de divulgação da novidade, dá para perceber também uma preocupação com dar ainda mais caracteres para que o próprio usuário digite o que quiser. E forma semelhante ao que acontece no Facebook, uma vez que o link é capturado e anexado à postagem - ele não precisa estar fisicamente no texto, o que acaba sendo um benefício extra na hora de adicionar comentários ou chamar a atenção das pessoas para a publicação.

A atualização é gratuita e deve estar disponível para todos os usuários de iOS e Android. Ainda não há previsão de lançamento para o Windows Phone.

Fonte: Twitter