Twitter ganha sistema de denúncia para múltiplas mensagens

Por Redação | 26 de Abril de 2016 às 11h49
photo_camera Divulgação

Em mais uma medida para melhorar os sistemas de assistência a abusos e violência em seu ambiente, o Twitter está incrementando sua ferramenta de denúncias para que, agora, seja possível incluir múltiplas postagens em um único alerta. A novidade está sendo liberada em ondas para os usuários das versões mobile e web da rede social e deve estar disponível a todos nas próximas semanas.

Essa, de acordo com a empresa, é uma das diversas medidas de segurança e proteção inéditas que serão implementadas neste primeiro semestre. A ideia da denúncia múltipla, especificamente, é dar mais contexto na hora de indicar algum tipo de comportamento irregular, de forma que os moderadores do Twitter possam avaliar de forma mais rápida e assertiva o que está acontecendo e realizarem as ações necessárias.

Antes, só era possível enviar uma denúncia por vez, seja a partir de perfis completos ou somente mensagens. Isso poderia gerar não apenas uma grande quantidade de trabalho para vítimas ou interessados em ajudar, mas também inundava a caixa do próprio Twitter com alertas sobre o mesmo assunto, o que dificultava o trabalho e também a obtenção de uma noção do que está acontecendo.

A rede social dedica toda uma seção de seus termos de uso ao comportamento abusivo. A empresa diz acreditar na liberdade de expressão e deseja incentivar seus usuários a fazerem uso do discurso na plataforma, mas não tolera ações como ameaças, violência, assédio ou postagens que propaguem o ódio e o preconceito. Contas falsas voltadas para essas práticas, assim como o uso de identidades falsas também vão contra as regras da rede social.

Entretanto, grupos que advogam pelos direitos de minorias, por exemplo, já alegaram que o Twitter não toma atitudes reais para punir tais práticas. As críticas levaram a empresa a, desde o ano passado, renovar seu investimento em segurança e prevenção de abusos. O próprio CEO da empresa, Dick Costolo, já afirmou que ela é péssima em lidar com isso e que vai tomar os passos necessários para modificar essa situação.

Fonte: Twitter

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.