Publicidade

Twitter faz retrospectiva 2015 baseada em suas hashtags mais populares

Por| 07 de Dezembro de 2015 às 10h56

Link copiado!

Twitter faz retrospectiva 2015 baseada em suas hashtags mais populares
Twitter faz retrospectiva 2015 baseada em suas hashtags mais populares
Tudo sobre Twitter

Se o resultado das pesquisas do Yahoo! já tinham mostrado quais foram os tópicos mais marcantes no Brasil em 2015, o Twitter decidiu fazer o mesmo com as suas hahtags. Afinal, nada é capaz de resumir melhor tudo o que rolou neste ano do que fazer um grande apanhado das mensagens que mais bombaram na rede social. Os temas mais importantes, os assuntos que mais engajaram os usuários e aqueles que mais fizeram o pessoal se unir em torno de uma só causa. E, em 2015, não faltaram momentos assim.

Em um vídeo de dois minutos, o Twitter conseguiu condensar tudo que houve de mais relevante ao longo dos últimos meses. E o que mais chama a atenção é o quanto as pessoas usam a plataforma para questões mais sérias, seja para demonstrar sua comoção e apoio às vítimas dos atentados terroristas em Paris, com o #JeSuisCharlie, ou com o #BlackLivesMatter para protestar contra a violência que muitos negros sofriam de policiais apenas por conta de sua cor.

Isso sem falar, é claro, da crise dos refugiados na Europa e de como tudo isso chocou o mundo. Diante disso e do preconceito que muitos estavam sofrendo — quem não se lembra da cinegrafista que simplesmente chutou um homem e seu filho enquanto eles tentavam entrar na Hungria? —, o Twitter se uniu em torno do #RefugeesWelcome para dar as boas vindas a todos eles. Mas também tiveram assuntos positivos, como as primeiras imagens de Plutão, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a liberação do casamento homossexual em todo os Estados Unidos.

Continua após a publicidade

E esses são apenas alguns exemplos de como as hashtags conseguiram resumir muito bem o que foi 2015, seja em suas conquistas, sua dor ou no modo como as pessoas demonstraram que ainda há espaço para solidariedade, independentemente da causa. Isso sem falar das besteiras que sempre esquecemos, mas que nos fazem rir quando aparecem nessas retrospectivas. Afinal, o amor pode ter vencido, mas o maldito vestido aparece na lista dos assuntos mais comentados do Twitter neste ano e ainda não sabemos se ele era azul e preto ou branco e dourado.

Além do vídeo, o Twitter ainda trouxe uma página especial que agrupa todos esses grandes momentos do ano de acordo com tópicos específicos. Temos desde os assuntos mais influentes do ano até uma lista com os usuários importantes que entraram para a rede social no último ano, como o presidente Barack Obama e o sempre polêmico Edward Snowden. Isso sem falar das mensagens mais retweetadas pelos usuários. Você sabia que o tweet mais compartilhado foi a despedida de Zayn Malik da banda One Direction? Pois esse é o tipo de coisa que só a retrospectiva do Twitter é capaz de lembrá-lo.

Vale salientar, contudo, que todos esses dados correspondem a uma visão global da rede, mas com uma leve ênfase naquilo que ocorreu nos Estados Unidos. Mas pode ficar tranquilo, pois todo o conteúdo do site dedicado a esse resgate das hashtags está em português para que você possa aproveitar sem restrições.

Fonte: Twitter