Twitter está testando mensagens diretas com encriptação

Por Wagner Wakka | 08 de Maio de 2018 às 14h16
TUDO SOBRE

Twitter

Desde que o Twitter passou a oferecer a opção de mensagens privadas na plataforma, com o Direct, também chamado de DM, muitas pessoas passaram a questionar a segurança da ferramenta. Isso porque as mensagens do Twitter não são encriptadas, como acontece no WhatsApp por exemplo.

Entretanto, uma usuária indica que isto pode estar com os dias contados. A plataforma está testando um tipo de mensagem com encriptação. Segundo Jane Wong, uma estudante de ciência da computação da University of Massachusetts Dartmouth, no pacote de aplicações do Android relacionado ao Twitter na última atualização, há uma opção para entrar em uma conversa secreta com outra pessoa. A proposta é a mesma do que acontece com o Facebook Messenger.

A encriptação de conversas permite que usuários possam trocar mensagem com a certeza de que ela não possa ser interpretada no meio do caminho, nem mesmo sob ordem judicial, como já foi pedido ao WhatsApp. A mensagem é codificada ao ser enviada e descodificada somente quando o outro usuário recebe o recado.

A função, sobretudo, parece apenas estar disponível para alguns poucos usuários em caráter de testes. Pelas imagens divulgadas pela estudante, é possível verificar se seu aplicativo tem esta ferramenta com alguns poucos passo fáceis.

Primeiro, é preciso ter o app em um dispositivo Android. Abra o aplicativo e entre em qualquer conversa por DM no perfil. Em seguida, aperte no ícone de informação no canto superior direito da tela. Caso já haja a ferramenta, a opção “começar uma conversa secreta” deve aparecer e uma nova tela em branco se iniciará para o papo.

Importante ressaltar que isso não faz com que as mensagens enviadas por DM passem a ser encriptadas, mas somente aquelas enviadas de forma secreta pela nova opção. Além disso, não há informações ainda sobre a possibilidade de a rede social também passar a oferecer a ferramenta para versões web.

Fonte: Twitter

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.