Twitter diz que falha pode ter permitido uso indevido de dados para publicidade
Por Wagner Wakka | 07 de Agosto de 2019 às 18h30
Empresas parceiras do Twitter podem ter usado indevidamente dados de usuários para propaganda, sem o consentimento dos mesmos. Mas calma, não estamos falando efetivamente de um novo caso como o do Facebook e Cambridge Analytica, mas de um erro da plataforma. Em um post publicado em seu blog oficial, a empresa informou sobre o ocorrido, abrindo que companhias terceirizadas podem ter usado informações mesmo que usuários não tenham dado permissão para isso.
O problema data de maio de 2018. Usuários que clicaram ou viram quaisquer posts publicitários na rede social desde o ano passado podem ter compartilhado dados com parceiros da companhia, voltados à mensuração de informações e performance de campanhas de publicidade.
Dentre os dados que podem ter sido acessados, estão código de localidade do país, informações sobre a publicidade, além de como e quando o usuário interagiu com aquela peça (normalmente um post pago). O Twitter informa que estes dados não incluem credenciais como senhas e e-mails dos adeptos da plataforma.
“Nós arrumamos o problema em 5 de agosto de 2019. Entendemos que você queira saber se seus dados pessoais foram afetados e quantas pessoas foram envolvidas. Nós ainda estamos conduzindo uma investigação para descobrir quem pode ter sido impactado e, quando soubermos mais sobre isso, vamos compartilhar”, disse a companhia no texto publicado no blog.
Há alguma coisa a ser feita do lado do usuário? A própria companhia disse que não. “O que você pode fazer? Além de checar suas configurações de privacidade, nós acreditamos que não há nada a ser feito”, abre a empresa.
Ser transparente com o usuário é uma das exigências da General Data Protection Regulation, série de regras da União Europeia sobre privacidade e segurança com dados de usuários. Contudo, isso não exime o Twitter se ser penalizado sobre o caso.
Fonte: Twitter