Twitter disponibiliza postagem de mensagens mais longas na plataforma

Por Redação | 19.09.2016 às 16:37

Dez anos após seu lançamento, o Twitter mudou pela primeira vez uma de suas principais características: a partir desta segunda-feira (19), usuários da rede social podem fazer tweets mais longos do que 140 caracteres.

A mudança não é exatamente no número de dígitos disponíveis para as mensagens, mas na forma como eles são contados. Agora, mídias como fotos, gifs e vídeos, e tweets mencionados de outros usuários serão anexos a mensagem e não contarão mais como parte dos 140 caracteres que limitam as postagens no serviço.

O anúncio foi feito pelo Twitter dentro da própria rede social, em um gif explicando o novo formato. O Twitter já havia retirado anteriormente o limite de caracteres das mensagens diretas que usuários podiam enviar entre si, mas essa é a primeira vez que uma alteração na contagem de caracteres é feita nos tweets padrões.

Na prática, usuários da plataforma agora têm mais espaço e liberdade para realizar suas postagens na plataforma, o que deve ajudar principalmente produtores de conteúdo que anexavam outros tipos de mídia às mensagens em texto - um bom meio de campo encontrado pelo Twitter para atender a necessidade de mais espaço de alguns usuários sem perder uma de suas características definidoras.

Outras novidades ainda estão a caminho: a rede social também já está testando um novo modelo de conversa (reply) entre usuários que emitirá os caracteres dos nomes de usuário das pessoas envolvidas (os "@s") da contagem do limite. Essa nova mudança, no entanto, ainda pode demorar alguns meses antes de chegar para todos os usuários da plataforma.

O Twitter tem considerado mudanças na sua forma de contagem de caracteres há mais de um ano e chegou a trabalhar a ideia de postagens de até 10 mil dígitos, mas o design foi abandonado por medo de que a plataforma perdesse uma de suas identidades mais importantes.

Fonte: Twitter, UberGizmo, The Verge