Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter deve ganhar uma ferramenta contra assédio em breve

Por| 26 de Agosto de 2016 às 16h04

Link copiado!

Twitter deve ganhar uma ferramenta contra assédio em breve
Twitter deve ganhar uma ferramenta contra assédio em breve
Tudo sobre Twitter

Se você usa o Twitter ou ao menos está ligado nas notícias sobre internet, provavelmente já viu inúmeros discursos de ódio se proliferarem na rede. Como um reflexo daquilo que acontece no mundo, é óbvio que as plataformas digitais também vão reproduzir algumas das mazelas que vemos aqui na “vida real”. Pior ainda, muitas pessoas são alvos de campanha de ódio na rede, com ataques pessoais de diversas ordens.

Pensando em reduzir os efeitos deste tipo de ação, o Twitter prepara uma nova ferramenta antiassédio: um filtro de palavras que vai bloquear automaticamente tweets com conteúdo ofensivo. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pela empresa, mas já é comentada por pessoas familiarizadas com o tema, segundo informa o Bloomberg nesta sexta-feira (26).

O novo recurso é resultado de anos de estudo do Twitter sobre como ser mais efetivo na hora de proteger os seus usuários de mensagens odiosas e assédio. A ideia, então, é que palavrões e termos de cunho racista sejam filtrados sempre que direcionados a alguém específico.

Além de simplesmente proteger pessoas comuns, a rede social procura uma forma também de evitar que celebridades e outras pessoas influentes abandonem a plataforma. Recentemente, situações como os casos de misoginia e racismo contra a atriz Leslie Jones, estrela do novo Caça-Fantasmas, trouxeram este debate à tona outra vez. Assim, o Twitter parece ter retomado as discussões sobre como evitar a debandada de pessoas que obviamente atraem muita gente para a rede.

Continua após a publicidade

Conselho de especialistas

Para fortalecer os seus mecanismos de combate ao assédio, o Twitter pediu o conselho de grupos antiassédio sobre qual a melhor maneira de implementar a novidade e, segundo o Bloomberg, esta tem sido uma das prioridades do presidente da empresa Jack Dorsey.

Vale lembrar que, recentemente, o Instagram também vem testando um filtro de conteúdo. Na plataforma de fotos, cada usuário define individualmente quais palavras devem ativar o bloqueio de um comentário, facilitando a vida de quem administra um perfil conhecido na rede — a função está disponível apenas em contas profissionais. Provavelmente, se implementada, a ferramenta do Twitter não deve fugir muito disso.

Contudo, vale ressaltar que ainda não há qualquer confirmação ou pista concreta vinda do próprio Twitter a respeito do filtro de conteúdo. Ainda assim, dada a dimensão que as redes sociais tomaram na vida de todos, trabalhar para torná-las lugares mais habitáveis é louvável.

Continua após a publicidade

Fonte: Bloomberg