Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter coloca Alex Jones, do Infowars, de castigo, mas não o bane da plataforma

Por| 15 de Agosto de 2018 às 12h47

Link copiado!

Twitter coloca Alex Jones, do Infowars, de castigo, mas não o bane da plataforma
Twitter coloca Alex Jones, do Infowars, de castigo, mas não o bane da plataforma

O famoso conspirador midiático norte-americano Alex Jones (do canal Infowars) foi penalizado mais uma vez. Desta vez, o Twitter decidiu colocá-lo no que a empresa chama de “modo leitura”, quando um usuário do microblog pode ver tweets e acessar o próprio feed, mas está temporariamente proibido de engajar ou gerar conteúdo. Basicamente, Alex Jones pode abrir seu feed, mas não pode publicar tweets ou responder a tweets de outros (sem likes, sem retweets). A medida, porém, não impede que outros usuários se relacionem com ele, então ele ainda pode receber mentions se alguém citá-lo diretamente. Seu nome, nas buscas, também aparece normalmente.

A notícia dá seguimento ao imbróglio virtual vivido por Jones: no início de agosto, diversos canais midiáticos removeram o conteúdo do comunicador e o baniram de suas plataformas. São eles YouTube, Spotify, Stitcher (um hub de podcasts), Apple (via iTunes) e Facebook (este, duas vezes: ao final de julho, quando baniu o perfil e páginas de Jones; e em agosto, quando derrubou as diversas páginas do canal de extrema-direita Infowars). Todas as redes repudiaram os discursos conspiratórios de Alex Jones, dizendo que eles constantemente violaram suas diretrizes e regras de conduta. LinkedIn, Vimeo e Pinterest também cortaram relações com o apresentador do Infowars pelos mesmos motivos.

O Twitter, ao contrário das outras redes, não baniu Alex Jones, mas está limitando sua capacidade de interação. O chamado “modo leitura” tem duração de sete dias. Segundo porta-vozes da empresa, a ação foi gerada graças a um tweet de Jones - um link para um vídeo dizendo que o presidente americano Donald Trump “deveria tomar ações contra a censura na web”. O tweet já foi deletado, mas já existem prints dele pela rede. Alguns outros tweets de Jones e dos perfis oficiais do Infowars também foram deletados por serem ofensivos.

Continua após a publicidade

Algumas teorias conspiratórias veiculadas por Alex Jones incluem os ataques de 11 de setembro terem sido trabalho interno, os atiradores do colégio Sandy Hook serem agentes contratados do governo e os sistemas de encanação e distribuição de água de algumas cidades dos EUA estarem sendo envenenados a ponto de “tornar os sapos gays”.

Fonte: CNETTechcrunch