Twitter apresenta aumento na receita mas desacelera no crescimento de usuários

Por Redação | 30.07.2015 às 12:25

O Twitter anunciou os resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2015, apresentando um aumento de 61% na receita em comparação com o mesmo período do ano passado. A rede social conquistou um total de vendas de US$ 502 milhões, ficando bastante acima da estimativa de analistas financeiros que esperavam US$ 481 milhões.

A companhia apresentou ainda um aumento na projeção de receita total mínima para 2015 de US$ 2,17 bilhões para US$ 2,20 bilhões, com chances de chegar a US$ 2,27 bilhões.

Apesar do ótimo resultado apresentado neste último trimestre, o Twitter ainda não pode comemorar, pois a sua base de usuários únicos subiu apenas em dois milhões de pessoas, saltando de 302 milhões para 304 milhões. No mesmo período de 2014, o aumento foi de 308 milhões para 316 milhões. Com a desaceleração do ritmo de crescimento de usuários, a rede social tem um ponto bastante preocupante em relação aos investidores.

Em uma conferência de voz com os analistas, o CFO do Twitter, Anthony Noto, afirmou que a empresa não espera acelerar o crescimento da sua base de usuários tão cedo e, com isso, o valor das ações caíram, quase que instantaneamente, em 11%.

O microblog está passando por dificuldades há um tempo e pode sentir isso em junho, quando o CEO Dick Costolo pediu demissão devido à cobrança dos investidores. Atualmente, quem está no comando da rede social como CEO interino é Jack Dorsey, enquanto um substituto definitivo não aparece.

Dorsey acredita que os resultados mostram um bom progresso financeiro, mas afirma que é inaceitável o baixo crescimento de usuários. Ele admite que o Twitter está passando por dificuldades para atrair audiência e diz estar pensando em formas de fazer mudanças no seu funcionamento para melhorar a experiência dos iniciantes.

O CEO também comenta que o futuro do Twitter é focar na exibição de conteúdo relevante, buscando encontrar um equilíbrio com o que é temporal. Dorsey ainda fala sobre o Projeto Lightning, um recurso que deve ser lançado no segundo semestre que consiste em uma nova aba do site que exibe tweets relacionados a eventos populares em tempo real.

O trimestre foi encerrado com US$ 3,6 bilhões em caixa.

Fonte: TechCrunch, IDGNow