Twitter agora conta respostas e classifica conversas dos usuários no app móvel

Por Redação | 30 de Novembro de 2016 às 09h15
photo_camera Divulgação

O Twitter continua empreendendo para promover o que considera "o melhor conteúdo" em seu aplicativo móvel. Tanto é que a empresa tornou público, nesta quarta-feira (30), duas novas funcionalidades: a contagem de respostas diretas e a classificação de conversas.

A primeira novidade vale tanto para o app mobile da rede de microblogs quanto para seu site e tem como objetivo incentivar o engajamento dos seguidores de um usuário com seus tweets.

Para isso, o Twitter está acrescentando um contador de respostas ao lado da seta de resposta que aparece logo abaixo das publicações, assim como já o faz com os ícones de retweet e curtida. A empresa, porém, alerta: "Esse número não é o número total de respostas da conversa inteira". Ou seja, ele contabiliza apenas as respostas diretas ao tweet.

Agora o ícone de resposta dos tweets aparecerão acompanhados de um contador de respostas diretas à sua direita (Reprodução: Twitter)

Embora já disponível no desktop há mais de um ano, a classificação das conversas, por sua vez, é um pouco mais complicada de entender. Agora, ao tocar para expandir um tweet, o usuário verá que as respostas não estão organizadas em uma ordem cronológica, e sim em subconversas.

Segundo a empresa, a nova classificação foi implantada para "mostrar a você o melhor conteúdo primeiro e também o que achamos que seria de seu interesse". Ninguém sabe exatamente como o Twitter determina o que "seria de seu interesse", já que sabemos apenas que as respostas de alguém que o usuário segue aparecem primeiro.

É impossível afirmar como os usuários reagirão a essas adições. De maneira geral, ainda há um certo temor entre os usuários mais antigos e tweeteiros hardcore de que o Twitter se torne um Facebook da vida, que mostra o que as pessoas devem ver ao invés de deixá-las decidir isso. Todavia, como pelo menos uma delas já havia sido implementada na versão desktop do Twitter e não causou nenhuma espécie de revolta, é provável que a paz continue reinando entre os usuários mobile do site de microblogs.

Via Twitter, Digital Trends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.