Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitch anuncia app com músicas sem direitos autorais para criadores de conteúdo

Por| 01 de Outubro de 2020 às 19h15

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A Twitch anunciou nesta semana o lançamento de uma biblioteca pública de faixas sem direitos autorais, que podem ser usadas pelos criadores de conteúdo durante transmissões ao vivo e vídeos gravados. O Soundtrack, como foi batizado o serviço, funciona a partir de um aplicativo com interface semelhante à do Spotify e traz faixas de artistas independentes, curados pela própria equipe da plataforma de streaming.

A organização segue um estilo de listas de reprodução com diferentes climas e estilos, enquanto o usuário também pode buscar por faixas específicas a partir de determinados gêneros. Entre as opções, por exemplo, estão playlists com uma pegada mais calma, voltada para transmissões de conversa, ou batidas mais agitadas para games de ação, por exemplo.

O Soundtrack by Twitch vem como uma forma de trazer mais segurança para os criadores, nas palavras da empresa, principalmente depois dos recentes pedidos de retirada de conteúdo da plataforma por gravadoras e outros detentores de direitos autorais. É comum, no serviço, que streamers façam suas transmissões ouvindo música, com o novo serviço vindo para preencher a necessidade de se ter uma trilha de fundo sem que ela infrinja direitos de autor.

Continua após a publicidade

O mesmo também vale para títulos com músicas licenciadas, como foi o caso do recente Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 e sua seleção musical absolutamente clássica, mas também problemática do ponto de vista dos direitos autorais. Da mesma forma, a Twitch indica o soundtrack para casos desse tipo, com a trilha sonora do próprio game podendo ser desligada e “substituída” pelo aplicativo, rodando no próprio computador do criador de conteúdo. Integrações com softwares de streaming também fazem parte do pacote, para facilitar a vida na hora de entrar no ar.

Este é, inclusive, um dos motivos pelos quais o Soundtrack by Twitch ainda está em fase Beta. De acordo com a empresa, a ideia era liberar o sistema o mais rapidamente possível, por isso, a primeira versão do aplicativo é compatível apenas com o OBS, com outros softwares, como Streamlabs OBS e o próprio Twitch Studio, vindo na sequência. Além disso, o download não é livre, com os usuários que desejarem testar o serviço devendo entrar em uma lista de espera.

Além disso, a Twitch faz um convite a gravadoras e artistas que desejarem terem suas faixas liberadas para uso em transmissões ao vivo, no que pode constituir uma bela ferramenta de divulgação. Para isso, a companhia também tem uma página especial, que traz todos os detalhes e meios de contato para licenciamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitch