Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TSE usa bots para tirar dúvidas de eleitores nas redes sociais

Por| 20 de Setembro de 2018 às 10h32

Link copiado!

TSE usa bots para tirar dúvidas de eleitores nas redes sociais
TSE usa bots para tirar dúvidas de eleitores nas redes sociais

Os robôs, normalmente, são vistos como agentes de fake news nas redes sociais, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está utilizando essa tecnologia para o exato oposto. Ele tem bots funcionando em seu perfil no Twitter e também no Facebook Messenger, respondendo automaticamente às perguntas de eleitores e facilitando a escolha deles na hora da votação.

No mensageiro, por exemplo, o funcionamento é semelhante ao de um sistema de atendimento, com a primeira mensagem enviada à conta abrindo uma série de opções que incluem dúvidas principais sobre o processo de votação e apuração e uma pesquisa sobre todos os candidatos que participam da disputa.

Um dos recursos mais úteis, porém, permite que o usuário cheque a regularidade de seu título eleitoral. Ao enviar uma mensagem com nome completo e número do documento para o bot, é possível solicitar uma busca no bando de dados do TSE, que mostra se o cidadão pode ou não votar nas eleições do começo de outubro, de acordo com a quitação dos anos anteriores, entre outros fatores.

O recurso também permite que os usuários que perderam seus títulos recuperem algumas informações, como o número e a zona eleitoral. No Brasil, o título não é necessário para ir às urnas, bastando um documento com foto, mas o eleitor precisa saber onde deve comparecer para fazer sua escolha. O bot do TSE, então, ajuda nesse quesito.

Continua após a publicidade

Ainda, a tecnologia dá acesso completo a números e informações dos candidatos, bem como links para seus planos de governo. Novamente, inserindo informações como nome e realizando a pesquisa, é preciso saber se uma candidatura é válida ou não, o número do político verificado e, também, suas propostas para as diferentes áreas, bem como acessar um site onde todos prestam contas regularmente sobre suas campanhas.

No Twitter, o funcionamento é semelhante, mas ativado a partir do sistema de mensagens diretas da rede social. Todas as consultas, é claro, são gratuitas e podem ser feitas durante as 24 horas do dia, uma vez que o sistema é automatizado e funciona a partir de bancos de dados públicos, não dependendo de interferência humana para funcionar.

Fonte: Exame