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TikTok supera Facebook em gastos com marketing de influenciadores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2022 às 18h05

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Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
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O TikTok superou o Facebook no investimento em marketing com influenciadores digitais, revelou um levantamento da empresa Insider Intelligence (antiga eMarketer). Dados recentes mostram que a rede social chinesa superou a plataforma de Mark Zuckerberg no gasto com criadores de conteúdo e, se seguir essa mesma tendência, superará o YouTube em 2024.

Em 2022, o valor destinado ao marketing com influenciadores no TikTok foi de US$ 774,8 milhões, aproximadamente US$ 36 milhões a mais que o Facebook (US$ 739 mi). De acordo com o levantamento, a plataforma perde para o YouTube (US$ 948 mi) e para o Instagram, que reserva US$ 2,2 bilhões para campanhas com criadores de conteúdo pela internet — praticamente três vezes mais.

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“O TikTok está crescendo em popularidade para o marketing de influenciadores, mas ainda não está nem perto do Instagram em termos de gastos com adoção de marketing”, comentou a analista principal da Insider Intelligence, Jasmine Enberg. “Isso se dá em parte aos preços mais altos que os criadores do Instagram cobram pelo conteúdo, mas também por causa de sua ampla variedade de formatos de conteúdo”, complementou.

Mais formatos, mais dinheiro

Apesar do foco em vídeos, o Instagram ainda dá espaço para formatos distintos — fotos, vídeos do feed, Stories e Reels. A maior variedade de conteúdo implica numa superfície maior para alcançar o público e, por isso, a plataforma provavelmente precisa investir mais para alcançar diferentes públicos.

Atualmente, o TikTok dá espaço somente para vídeos e publicações temporárias de Stories (também em vídeo). Contudo, apesar de ser um formato único, a plataforma permite que o conteúdo tenha até 10 minutos, o que provavelmente cria categorias diferentes num mesmo formato.