Textos pagos no Medium renderão lucro aos autores com base em seu engajamento

Por Redação | 22 de Agosto de 2017 às 18h42

Cada rede social tem seu propósito. Enquanto o Instagram serve para publicar fotos e vídeos, o Twitter é ideal para soltar ideias curtas e conteúdo divertidos, ao passo em que o LinkedIn serve para conectar profissionais e impulsionar o networking. Já o Medium é uma plataforma que foca no compartilhamento de textos autorais, rivalizando com serviços de blog como o Wordpress, por exemplo. E, para incentivar os autores mais assíduos, o Medium, agora, começará a pagar mais por textos populares.

O sistema de pagamentos vem sendo testado pelo serviço há algum tempo, limitando o acesso a textos para forçar os leitores a pagar uma assinatura mensal, tendo acesso a textos bloqueados para o plano gratuito. Agora, a plataforma considerará a popularidade de cada publicação para definir uma porcentagem justa que cada autor receberá pelo conteúdo, sendo que essa popularidade é medida pela quantidade de aplausos — equivalentes aos “likes” do Facebook.

Em uma postagem em seu canal oficial, o Medium anunciou que “começando hoje (22), estamos enviando a um pequeno grupo de autores e publicações o primeiro conjunto de convites para o nosso Programa de Parceria atualizado”. O sistema é voluntário: ou seja, somente participa quem desejar. Sendo assim, o autor que participar do programa determinará quais de seus textos terão o acesso pago ou gratuito.

Contudo, vale ressaltar que o acesso ao Medium segue grátis, e a maioria dos textos ali publicados é aberta para quem desejar ler, mesmo não sendo membro da comunidade de usuários. E autores que desejarem continuar publicando conteúdos livremente, sem exigir nenhum tipo de pagamento por parte do leitor, continuam com essa opção.

Mas, voltando ao sistema de pagamentos, a cada mês o autor “será pago com base no nível de engajamento que suas histórias têm junto aos membros do Medium”, explicou o serviço. Novos convites para autores se inscreverem no programa de parcerias serão enviados em breve.

Fonte: Medium

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.