Sua conta no Facebook foi suspensa sem motivos? O erro foi do próprio Facebook

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2017 às 13h52

Se você foi desconectado da sua conta no Facebook, saiba que não está sozinho nesse barco. Depois de o Google precisar ir à público se explicar sobre contas que foram deslogadas aparentemente sem motivo, na última sexta-feira (24) foi a vez de usuários do Facebook enfrentarem o mesmo problema.

Muitas pessoas relataram ter sido aleatoriamente bloqueadas na rede social, alguns deles recebendo a mensagem de que suas contas haviam sido suspensas porque alguém tentou acessá-las. É claro que todos já pensaram no pior: hackers. Mas um porta-voz do Facebook esclareceu que o problema por trás do bloqueio foi, na verdade, um erro do próprio Facebook.

"Um erro em um dos nossos sistemas projetado para ajudar a evitar o acesso suspeito à conta enviou um pequeno grupo de pessoas para o nosso fluxo de recuperação de contas desnecessariamente", explicou o porta-voz. "Nós corrigimos o problema e estamos em processo de limpeza das contas deste fluxo de recuperação. Pedimos desculpas pelo inconveniente."

A empresa também assegurou que o problema foi apenas um erro técnico do próprio Facebook, e que isso não representava uma ameaça à segurança dos usuários que foram subitamente bloqueados.

O resumo da ópera é: está tudo sob controle. O que os usuários afetados devem fazer é redefinir sua senha de acordo com as instruções enviadas pelo Facebook ou, se você estiver tranquilo em relação ao caso, não faça nada.

Para tranquilizar ainda mais os usuários, a rede social também afirmou que o problema não teve absolutamente nada a ver com a falha crítica do Cloudflare. No entanto, é curioso que o problema tenha acontecido praticamente no mesmo dia em que o Google também sofreu com a desconexão de algumas contas devido a "operações de rotina". Os adeptos de teorias da conspiração, sem dúvidas, têm boas explicações para as coincidências, não?

E você, também teve sua conta do Facebook suspensa ou bloqueada ontem?

Com informações do Mashable