Snapchat pode começar a usar algoritmo para organização de conteúdo

Por Redação | 18 de Maio de 2016 às 22h13
photo_camera Divulgação

Uma mudança semelhante à que aconteceu no Facebook pode estar prestes a chegar também ao Snapchat. De acordo com informações ainda não confirmadas, a rede social estaria prestes a adotar um sistema semelhante ao de outras plataformas, organizando o conteúdo de acordo com relevância e preferência do usuário, em vez da ordem cronológica que é utilizada hoje.

Mas antes que você se desespere, fique sabendo que a alteração deve atingir única e exclusivamente as contas profissionais, aquelas operadas por marcas e disponíveis pela opção “Discover” do menu. A ideia é adotar um tipo de curadoria ainda mais sofisticado para o conteúdo exibido e garantir mais visualizações para todos os anunciantes, de forma que o usuário tenha acesso privilegiado a aquilo que mais o interessa.

Da mesma forma, publicadores que não respeitem regras internas do Snapchat ou apresentem conteúdo cujas métricas indiquem que são irrelevantes poderão ser penalizados. É, basicamente, o que o Facebook faz hoje em dia, utilizando dados dos próprios usuários para definir que tipo de anúncio é mais relevante para eles, exibindo-os na linha do tempo de forma mais ou menos destacada. A diferença, no caso da rede social do fantasminha, é que isso se dá em forma de conteúdo de marca.

Por outro lado, o temor de alguns anunciantes é que esse algoritmo, se não for implementado de forma correta, pode reduzir a variação de conteúdo na rede social. Com um sistema de ordem de postagem, os clientes têm a certeza de que ficarão em primeiro lugar por algum tempo, entretanto, com o algoritmo, eles não teriam controle sobre essa segmentação, já que todo o trabalho ficaria a cargo do próprio Snapchat.

As informações não confirmadas, entretanto, indicam que a plataforma não estaria agindo de forma leviana. Muito pelo contrário – o sistema Discover é hoje uma de suas grandes fontes de monetização, e sendo assim, o algoritmo de organização estaria sendo discutido e testado internamente desde o começo do ano. Não se sabe, entretanto, quando ou mesmo se ele vai ser implementado aos usuários, uma vez que a empresa não se pronunciou sobre o assunto.

Mudanças desse tipo sempre são encaradas como um problema para o usuário. Recentemente, relatos de que um algoritmo estaria prestes a ser adotado no Instagram motivou uma série de declarações contrárias dos usuários e levou até mesmo uma hashtag aos trending topics mundiais do Twitter. Na rede social do passarinho, também, a implementação de um sistema assim causa discórdia, e funcionalidades como a que elenca mensagens populares dos momentos em que o utilizador estava ausente são encaradas de maneira negativa.

Fonte: DigyDay

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