Snapchat admite ter copiado artistas para criar seus filtros

Por Sérgio Oliveira | 19.06.2016 às 14:49

Já há algum tempo o Snapchat vem se destacando pela criatividade de seus filtros, que transformam pessoas em zumbis, cachorros e outras coisas engraçadas. O problema é que essa criatividade toda não vem exatamente da companhia, mas sim de artistas que ela copia. Sim, o Snapchat está copiando artistas e fazendo dinheiro em cima disso.

Na semana passada o coro contra o plágio do app ganhou força, com uma enxurrada de maquiadores, fotógrafos e artistas gráficos publicando comparações no Instagram para comprovar que ele havia se apropriado indevidamente de suas criações. O site The Ringer, por sua vez, conduziu uma investigação apurada e descobriu que o Snapchat não só copia as criações alheias, como também não faz qualquer contato com seus criadores ou pede licença para utilizá-las.

Os filtros são o recurso mais popular do Snapchat na atualidade, mas já vem sendo alvo de acusações de plágio há algum tempo

Os filtros são o recurso mais popular do Snapchat na atualidade, mas já vem sendo alvo de acusações de plágio há algum tempo (Imagem: Reprodução)

Com o cerco fechando e sua reputação na reta, a rede social veio a público no sábado (18) e disse que cópias não serão toleradas e que conduzirá uma investigação para determinar quais filtros foram copiados e devem ser retirados de circulação:

"Às vezes, o processo criativo envolve inspiração, mas jamais deveria resultar numa cópia. Já adotamos algumas medidas adicionais para impedir que isso aconteça. Copiar outros artistas não é algo que iremos tolerar, e estamos tomando as medidas necessárias com os envolvidos nisso".

Obviamente, a empresa não disse com todas as palavras que copiou trabalhos alheios - afinal isso mancharia sua imagem e arranharia sua credibilidade. Mas fica claro, com o depoimento, que algo de errado aconteceu nos bastidores e que as reproduções passaram despercebidos dos olhos que deveriam validar tudo isso.

Esta não é a primeira vez que o Snapchat se envolve em uma polêmica como essa. No começo deste ano, um artista russo acusou a companhia de copiar sua máscara geométrica e aplicá-la nos filtros do app. À época, a corporação reconheceu o erro e se desculpou pelo ocorrido, mas aparentemente não estava disposta a abandonar a prática. Agora é esperar para ver se dessa vez esse tipo de atitude realmente será condenada pelo Snapchat.

Via: SlashGear, The Ringer