Publicidade

Será que o Instagram Stories está matando o Snapchat?

Por| 31 de Janeiro de 2017 às 17h34

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Snapchat

Quando o Instagram Stories foi lançado em agosto do ano passado, muitos se perguntaram sobre como o Facebook e seu aplicativo de fotos conseguiria afetar a popularidade do rival Snapchat, plataforma que foi copiada na cara dura para a criação do Stories. Depois de aproximadamente seis meses desde o lançamento do feature no Instagram, números mostram que o Snapchat sentiu o baque da concorrência.

Relatórios de mercado mostram que as visualizações no Snapchat caíram de 15% a 40%, assim como as postagens no aplicativo também caíram. Do lado do Instagram, isso também foi demonstrado em números: as postagens de histórias no serviço subiram exponencialmente ao longo dos meses.

Desde o seu lançamento, o Instagram Stories chegou a 150 milhões de usuários diários, o mesmo número que o Snapchat atingiu em junho do ano passado. Desde então, a empresa não atualizou seus dados de base ativa, o que pode ser um indicativo de queda em seu uso.

Segundo a empresa de análise de redes sociais Delmondo, a média de visitantes únicos do Snapchat Stories caiu cerca de 40%.

Continua após a publicidade

Gráfico da Delmondo mostra que de agosto a novembro, a visitação única por Snap caiu bastante. Foto: (reprodução/TechCrunch)

A TheAmplify, outra empresa norte-americano de análise de plataformas sociais, apontou que o engajamento no Instagram Stories já é 28% maior que no Snapchat.

Outro número importante nesta história toda é o de downloads do aplicativo em lojas como Apple Store e Google Play. Quando a novidade do Instagram foi lançada, o Snapchat caiu para 11º no ranking de apps, depois de passar os seis primeiros meses de 2016 no Top 3 de ambas as lojas.

Continua após a publicidade

Do ponto de vista de marketing e oportunidades comerciais para o Snapchat, a queda em uso também foi sentida. Celebridades e canais de conteúdo que tem parcerias com a plataforma registraram quedas em visualização. Segundo fontes, as quedas de popularidade no app foram de 20 a 25%.

Segundo fontes, criadores de conteúdo para o Snapchat tiveram quedas de visualizações de 75 mil mensais para 50 mil em questão de três meses. Por outro lado, as produções dos mesmos no Instagram Stories estão crescendo rápido.

Pelo jeito, a tática "sem vergonha" do Facebook em copiar o maior rival dentro do Instagram deu certo. Tanto que a própria rede social já está testando a possibilidade de incluir um recurso semelhante, chamando-o de Facebook Stories.

A manobra do Instagram pode inclusive afetar os planos da Snap Inc. (empresa dona do Snapchat) em sua oferta pública de ações. Se a empresa não se mostrar capaz de crescer frente aos possíveis investidores, ela terá um problema.

Continua após a publicidade

O fato do Instagram ter levado o Stories para diversos mercado internacionais onde o Snapchat ainda não possuia uma grande penetração - como leste europeu, por exemplo - esse potencial de crescimento fica mais ainda afetado. Atualmente, cerca de 600 milhões de usuários do Instagram estão fora dos Estados Unidos.

Será que temos um caso onde a cópia venceu o original? Ou o Snapchat ainda tem chance reagir? Responda pra gente nos comentários.

Fonte: TechCrunch