Facebook lança filtros à la Snapchat no Brasil

Por Redação | 05 de Agosto de 2016 às 14h22

Entrando em clima de Olimpíadas, o Facebook anunciou uma novidade destinada especificamente para os usuários brasileiros. Pegando carona no início dos jogos, a empresa disponibiliza a partir desta sexta-feira (05) uma atualização que certamente vai agradar os fãs das selfies. Confirmando aquilo que todo mundo já suspeitava que iria acontecer, a rede social se aproxima ainda mais do Snapchat, trazendo alguns de seus recursos mais populares, como o uso de filtros em fotos e a câmera que abre sozinha.

A novidade está disponível somente nas versões para usuários de iPhone e iPad e, por enquanto, somente no Brasil e no Canadá. A escolha do nosso país se deu exatamente por conta do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, enquanto os usuários canadenses vão ser um dos primeiros a aproveitar a nova ferramenta exatamente pela alta quantidade de fotos e vídeos que eles mandam para a rede social.

Por mais estranho que seja ver o Facebook abrindo a sua câmera automaticamente, a companhia acredita que esse é o futuro. De acordo com o gerente de produto da empresa, Sachin Monga, essa é uma tendência em crescimento e eles querem incentivar os usuários a usarem cada vez mais a câmera ao invés do teclado na hora de atualizar sua linha do tempo.

Já os filtros podem ser acessados a partir de um novo campo logo acima das novas postagens. Ao puxar essa nova área para baixo, você já abre a câmera frontal e tem acesso às 12 opções de filtros, molduras e máscaras que vão comemorar e celebrar a participação do Brasil no Jogos Olímpicos. Embora eles sejam bem diferentes por conta da temática olímpica, o seu funcionamento é exatamente o mesmo daquele que tanto conhecemos do Snapchat, usando a realidade aumentada para mapear seu rosto e adicionar novas imagens sobre ele.

Facebook filtro

Filtros do Facebook funcionam com base em realidade aumentada, assim como já acontece no Snapchat

Além disso, assim como no concorrente, a rede social de Mark Zuckerberg também se aproveita de dados de geolocalização para oferecer conteúdo exclusivo. No caso da já citada bandeira do Brasil, isso só acontece porque o GPS de seu smarpthone ou tablet faz com que o app exiba esse conteúdo restrito ao local. Por enquanto, a atualização ainda não foi liberada para todos os usuários, mas a expectativa é que os novos recursos estejam completamente disponíveis em breve.

De acordo com Monga, não se trata de “copiar” o Snapchat, mas de atentar para uma mudança no comportamento do usuário e oferecer ferramentas que auxiliem nesse novo modo de utilizar as redes sociais. Porém, ainda assim, é impossível evitar as comparações. Tanto que, nas últimas semanas, o Facebook adotou algo semelhante às Histórias do Snapchat ao Instagram. Batizado de Stories, o recurso funciona da mesma maneira, incluindo a duração de apenas 24 horas para cada postagem.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.