Saiba o que você deve fazer para que seus tuítes apareçam nas buscas

Por Dimitri Pereira

Com aproximadamente 290 milhões de usuários, o Twitter atualmente é uma ferramenta que funciona como um jornal escrito por várias pessoas. A pergunta para o tuíte, que antes era "O que você está fazendo" e tornava a rede um imenso diário público coletivo, mudou para "O que está acontecendo?", transformando-o em uma rede de informações em tempo real escritas em forma de um microblog que aproxima pessoas comuns de artistas, políticos, líderes religiosos, instituições, etc.

As buscas no Twitter por um assunto de interesse seu servem para descobrir novas pessoas e conteúdos afins, além de fazer com que o seu próprio perfil seja referência ou tenha o mínimo de relevância nessa rede social. É comum não encontrar os seus próprios tuítes entre os destaques e isso se deve a várias razões, mas com algumas atitudes que você deve tomar conseguirá achá-los.

Confirme o seu endereço de email

Para deixar o microblog livre de inconvenientes como spam e perfis falsos, o Twitter não indexa publicações de perfis de contas não confirmadas. Para confirmar sua conta, você deve acessar seu email e buscar pela mensagem de confirmação enviada pelo Twitter quando você se cadastra no microblog. Caso não encontre, basta acessar o Menu "Conta" e trocar o endereço de email, depois clique em "Salvar alterações". Pronto! Um email será enviado e você deve apenas abri-lo e clicar em "Confirmar agora".

twitter busca

Preencha nome e bio

O Twitter também não inclui em suas buscas conteúdos de contas que não possuam nome ou bio preenchidos, pelo mesmo motivo de evitar perfis fakes. Você deve preencher o espaço "Bio" com um pequeno resumo de quem você é e definir um nome para facilitar as buscas. A partir daí, seus tuítes passarão a aparecer mais entre os resultados de busca.

twitter busca

Faça buscas em todas as abas

Nas buscas por tuítes ou pessoas, os resultados que irão aparecer são somente os contidos na aba "Top", que mostra só o que há de mais popular na rede. Você pode ampliar essa lista ao fazer buscas em todas as abas. Verifique as abas "Ao Vivo" e "Contas" se estiver usando o Twitter pelo desktop, ou, se estiver acessando o Twitter por algum dispositivo móvel, confira a aba "todos os tweets". Fazendo uma varredura em todas as categorias, suas chances de encontrar seus tuítes aumentam bastante.

twitter busca

Desproteja seus tuítes

Os tuítes que aparecem na busca global do Twitter são apenas aqueles compartilhados como "públicos". Se você tem ativada a opção "Proteger Meus Tweets", de propósito ou sem querer, eles só poderão ser visualizados por seus próprios seguidores aprovados. Para configurar essa opção:

Vá até "Configurações de Segurança" e em seguida vá para "Privacidade da Conta". Desative a opção "Privacidade dos tweets". Depois disso, seus tuítes poderão ser encontrados na busca global.

twitter busca

Aumente suas atividades no Twitter

Se os seus tuítes estão públicos, sua conta confirmada e seus dados completos, a ausência dos seus tuítes nas buscas pode ser explicada pela baixa frequência com que você usa a plataforma. Tuíte e retuíte mais. Embora exista a possibilidade de procurar por tuítes e pessoas fora do filtro "Top", podem ficar fora da busca os tuítes de contas com pouca atividade. Apesar do Twitter não definir o quanto ideal é o uso da plataforma, se quiser ser encontrado com facilidade, mantenha-se ativo diariamente.

Essas informações foram úteis? Deixe um comentário.