Saiba como voltar para a versão antiga do Twitter

Tudo sobre

Twitter

Saiba tudo sobre Twitter

Ver mais

A interface do Twitter passou por várias mudanças desde o lançamento da rede social em 2006. A mais nova interface web da rede social contém alguns traços do aplicativo para celular, o que pode não ter agradado muito os usuários mais antigos, que estavam acostumados com uma interface mais, digamos, elaborada. A nova conta com um menu modesto e minimalista do lado esquerdo da tela, onde é possível acessar a aba Explorar (com as hashtags que estão em alta), Notificações, Itens Salvos, Listas, Mensagens e Perfil. Já do lado direito estão as sugestões de contas que você provavelmente gostaria de seguir.

Caso você se enquadre no grupo de usuários do Twitter que não gostaram da última atualização, não há mais motivos para lamentar o ocorrido (pelo menos por enquanto), pois existem algumas maneiras de retornar para a versão mais antiga.

Abaixo listamos as maneiras de rotornar à interface antiga do Twitter.

Interface nova do Twitter (Captura de tela: Ariane Velasco)

Use a extensão GoodTwitter

Essa extensão pode ser utilizada tanto no Google Chrome quanto no Firefox. Uma vez que ela tenha sido baixada, basta ir para a sua página do Twitter normalmente.

Caso nenhuma mudança tenha ocorrido mesmo com a extensão, delete o seu cache e/ou atualize a página.

Mude a sua configuração no Firefox

Caso seu navegador seja o Firefox e você não queira baixar nenhuma extensão, também é possível usar a versão antiga do Twitter mudando as configurações do seu browser.

Na barra de endereço do Firefox, digite about:config. O Firefox exibirá um comunicado de que o procedimento é arriscado, pois pode invalidar a sua garantia. Para continuar, clique no botão "eu aceito o risco!".

Captura de tela: Ariane Velasco

Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da página e selecione “nova preferência > string”. Um pop-up irá abrir para solicitar o nome da preferência que deseja alterar. Digite general.useragent.override.twitter.com e clique em “ok”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Agora, a página irá solicitar que você entre com o valor da string. Digite "Mozilla/5.0 (Windows NT 6.3; Trident/7.0; rv:11.0) like Gecko".

Captura de tela: Ariane Velasco

Seu comando será adicionado a outros listados na página. Assim que entrar no Twitter, você poderá utilizar a versão antiga. Caso a opção não funcione, tente deletar o cache e/ou atualizar a página.

Caso você mude de ideia futuramente e queira utilizar a versão mais nova do site, basta realizar o mesmo procedimento e clicar com o botão direito do mouse na linha que havia sido adicionada. Depois, selecione “redefinir”. A linha irá desaparecer e a versão do Twitter voltará a ser a nova.

Captura de tela: Ariane Velasco

Solução temporária

Também existe um jeito de voltar para a versão antiga do Twitter temporariamente — ou seja, somente enquanto você usa o site.

Clique em “Mais”, no menu do lado esquerdo da tela do Twitter.

Captura de tela: Ariane Velasco

Vá até “Segurança e Privacidade > Sobre o Twitter > Diretório”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Uma nova janela do Twitter irá abrir. Clique em “página inicial” e você será direcionado(a) para a versão antiga.

Embora essa soluções sejam possíveis, vale ressaltar que o Twitter pode retirá-las a qualquer momento. Por isso, aproveite-as enquanto há tempo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.