Saiba como verificar páginas no Facebook

Por Gabriel Castro
photo_camera Divulgação

Se era a ideia do Twitter lançar uma tendência, nós não sabemos, mas as contas verificadas — aquelas marcadas com um check (✓) — passaram a ser a melhor forma de evitar confusões com contas fakes. O selo de verificação confirma a identidade do proprietário e passa mais credibilidade para fanpages corporativas. Depois do resultado positivo do Twitter, outras redes adotaram o sistema, como o Instagram, Facebook, Pinterest, entre outros.

Segundo o Facebook, o selinho azul não está disponível para a região do Brasil, apenas a versão cinza, que é mais discreta. A verificação está disponível apenas nas categorias de páginas Empresas e Organizações.

O processo de verificação não é obrigatório; no entanto, se sua página tiver foto de perfil e capa e for elegível, a opção vai aparecer nas configurações de página. A verificação começa com o número de telefone comercial na descrição da página. O segundo passo é ter um documento que comprove a existência da empresa, como uma conta de luz ou telefone — essa informação é sigilosa e não é divulgada..

Para verificar sua página, siga os passos:

1 - Clique em Configurações no topo da página;

2 - Na aba Geral, identiifique Verificação;

3 - Clique em Verificar esta página, em seguida Começar

4 - Insira um número de telefone comercial público, país e idioma;

tutorial Verificação

5 - Clique em Ligar agora e espere a ligação do Facebook com o código de verificação;

6 - Insira o código de quatro dígitos e clique Continuar;

Caso você prefira verificar com um documento, siga os passos acima até o item 3 e, em seguida, mude a opção para Verificar esta página com documentos (à esquerda inferior). Em seguida, carregue uma foto do documento mostrando o nome e endereço.

Após o recebimento, o Facebook irá revisar as informações e notificar via e-mail, mas é normal que o processo leve alguns dias.

Se o dono da página ainda estiver sofrendo com perfis fake mesmo depois da verificação, a recomendação do Facebook é denunciar sempre que notar algo suspeito.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.