Relatório do Facebook aponta lucro de US$ 6,44 bi no segundo trimestre
Por Gabriel Castro | 27 de Julho de 2016 às 19h22
O lucro do Facebook no segundo trimestre de 2016 foi de US$ 6,44 bilhões, de acordo com relatório divulgado pela empresa nesta quarta-feira (27). O resultado financeiro foi cerca de 7% acima do estimado por analistas de Wall Street, elevando o valor das ações a US$ 123,34.
Com isso, o Facebook conquista o 17º trimestre consecutivo de lucros desde quando se tornou uma empresa pública. As propagandas são a principal fonte de renda da rede social, com crescimento de 63% em relação ao ano passado. Já os pagamentos e demais taxas caíram 8% em relação ao mesmo período. As propagandas mobile são com folga a maior fonte de renda, somando 84% do total.
Com 1,13 bilhão de usuários diários ativos, a renda individual por usuário está em US$ 3,82, um valor 15% maior do que no ano passado. "Nossa comunicade e empresa teve mais um trimestre positivo. Estamos particularmente satisfeitos com nosso progresso em vídeo enquanto caminhamos na direção de ter os vídeos como elemento principal dos nossos serviços", afirma o CEO do Facebook Mark Zuckerberg.
Mark descreveu o período como "a era de ouro do vídeo", destacando as investidas da empresa nesta área. O foco nos Live Videos, bem como a integração com a recém-adquirida MSQRD, é um bom exemplo disso.
Para atingir uma amplitude tão grande, as propagandas se multiplicaram e não foi surpresa quando comerciais chegaram nos vídeos com direcionamento de público e interesse com base nos seus algoritmos. Essas propagandas dinâmicas e direcionadas também foram levadas ao Instagram, o que contribuiu para a receita da empresa.
Concorrência em queda
A investida do Facebook em vídeo é sem dúvidas um grande risco para o Twitter, que vinha recebendo atenção quase exclusiva com as transmissões no Periscope até o ano passado. Um indicativo disso está no resultado financeiro divulgado pelo Twitter, na última terça-feira (26), que aponta uma queda em sua renda trimestral de 20% em relação ao mesmo período de 2015.
Fontes Venture Beat, Tech Crunch, Facebook