Regras de etiqueta para Facebook: o que pode e o que não pode com as Reações

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2016 às 13h02
photo_camera Divulgação

Depois de muita expectativa, o Facebook finalmente trouxe as reações à rede social. São novo botões para expandir aquilo que o Curtir já oferecia, disponibilizando uma nova gama de sentimentos para você apoiar ou se solidarizar com seus amigos. Afinal, era muito estranho mandar um curtir naquela postagem em que alguém falava que havia sido assaltado ou acabado de perder o emprego.

Porém, do mesmo modo como a existência apenas do Like dava margem para várias interpretações errôneas e a existência de momentos constrangedores, as novas reações também permitem que situações desse tipo aconteçam. Afinal, nada pior do que mandar um "Haha" em uma publicação nitidamente pesarosa ou uma carinha brava quando alguém estiver contando uma conquista.

Como você certamente vai ver ao longo dos próximos meses, muita gente vai usar as reações de maneira errada ou mesmo exagerada. Tudo vai ser "Wow" e corações, mesmo quando a postagem não tiver nada relacionado a isso. Sabe aquela sua tia que ainda não entendeu como funciona as interações no Facebook? Pois ela continuará sendo seu maior pesadelo.

Facebook Reactions

Por isso, o pessoal do Mashable fez um pequeno guia de etiquetas para ajudar esse pessoal a se portar diante da novidade da rede social. O que pode e o que não pode diante das novas carinhas? É exatamente isso que eles tentar apresentar.

Usar a reação "Bravo" quando alguém falar de política: Não pode

Não é só nos Estados Unidos que as divergências políticas estão gerando brigas no Facebook. Por aqui, a questão é ainda mais intensa e muitas amizades foram desfeitas ao longo do último ano por causa disso. E pode ter certeza de que a reações vão apenas complicar a situação.

Reações etiqueta

Por isso, se alguém compartilhar uma posição política com a qual você não concorda, se contenha. Não use o botão de Bravo para mostrar que você não concorda com a posição, pois isso vai criar um clima chato e pode até acabar com a amizade. No caso de algo que realmente o incomode, procure conversar pelo Messenger ou mesmo pessoalmente para trocarem pontos de vista. Na pior das hipóteses, oculte as atualizações daquela pessoa, mas não comece uma briga. Acredite: só tende a piorar.

Usar a reação "Amor" para o filho do seu amigo: Pode

Se o seu amigo acabou de ter um filho, não pense duas vezes: clique no coração quantas vezes quiser e mostre que imagens de crianças nunca são demais — principalmente em meio a tantas brigas, como o tópico anterior bem lembrou.

Reações etiqueta

O mesmo vale para filhotes de cachorro, gato e tudo o que você achar fofinho e quiser demonstrar isso aos seus amigos. Pode ter certeza de que eles vão adorar.

Usar a reação "Haha" para postagens vagas: Não pode

Muita gente gosta de usar o Facebook para desabafar, principalmente quando há algo de errado ou ruim com suas vidas. E o problema é que esses momentos de filosofia são sempre muito vagos e muita gente não entende o que está sendo dito. Por isso, segure o ímpeto de sair usando o "Haha" quando não tiver o que falar. Esse reação serve para mostra que você achou graça e não uma forma de animar a pessoa. Para isso, use a caixa de comentários.

Reações etiqueta

Na dúvida, não use nada. É sério, pois você pode fazer com que seu amigo se sinta ainda pior.

Usar a reação "Wow" em momentos importantes: Pode

Seu amigo arranjou um novo emprego, se casou ou acabou de descobrir que vai ser pai? Não economize no "Wow". A reação serve exatamente para expressar esse sentimento que mistura alegria, satisfação e congratulação. E você não precisa estar realmente surpreso com aquilo. Basta se animar por aquela conquista para que a reação cumpra seu papel.

Reações etiqueta

Usar a reação "Triste" quando sua ex entrar em um relacionamento: pelo amor de Deus, não

É sério, não. Não. Não. Por mais triste que você fique, não faça isso. De verdade.

Primeiro porque isso vai jogar toda sua autoestima no lixo. Além disso, vai criar um clima horrível, já que todo mundo vai se sentir desconfortável com a sua interação quando a outra pessoa está claramente seguindo em frente. Por isso, por mais triste que você esteja, guarde isso para você. Aliás, oculte as atualizações da ex-namorada para não ter de passar por isso. Acredite: você não faz ideia do quanto isso ajuda.

Reações etiqueta

Via: Mashable

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!