Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Reddit não excluirá posts com fake news sobre vacinas e COVID-19, diz CEO

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Agosto de 2021 às 12h18

Link copiado!

Divulgação/Reddit
Divulgação/Reddit

O Reddit é uma plataforma plural em muitos sentidos, principalmente no que tange o conteúdo presente na rede. Porém, a onda de desinformação relacionada à pandemia levantou o debate: até as publicações enganosas ou totalmente falsas devem ser mantidas na internet? Para o CEO da Rede do Robozinho, sim.

O presidente da plataforma, Steve Huffman, defendeu a posição da rede de não impedir a publicação de conteúdo enganoso, nem mesmo quando se trata de COVID-19 e vacinas. Segundo o executivo, a plataforma se vê como “um lugar para discussões e debates abertos e autênticos”, incluindo “conversas que questionam ou discordam do consenso popular”.

Discordar de autoridades de saúde, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, não vai contra as políticas do Reddit e, por isso, as opiniões não devem ser motivo para penalizar usuários, aponta o executivo. “Quando se trata especificamente de COVID-19, o que sabemos e quais são as melhores práticas atuais de fontes confiáveis, como o CDC, evoluem continuamente com novos aprendizados”, aponta o CEO.

Continua após a publicidade

Contudo, a plataforma não quer que seus usuários saiam fazendo o mal por aí nem divulgando informações nocivas. Huffman ressalta que “manipular o Reddit para ampliar qualquer ponto de vista em particular é contra nossas políticas” — isto seria, quando se trata de COVID-19, indicar medidas não comprovadas (e bizarras) para tratamento, como ingerir água sanitária ou tutoriais para emitir cartões de vacina falsos.

“Continuaremos a usar nossa ferramenta de quarentena para criar links para fontes confiáveis e avisar as pessoas que podem encontrar conselhos inadequados. Pedimos e encorajamos que todos denunciem conteúdo que possa violar nossas políticas”, complementa Huffman.

A posição do Reddit é branda, mas não é totalmente sem precedentes na internet. O Facebook anunciou em maio que não excluiria mais alegações de que o coronavírus foi criado em laboratório, mesmo que esse ponto jamais tenha sido comprovado. No YouTube, por outro lado, a postura é mais incisiva: desde 2020, mais de 1 milhão de vídeos foram excluídos por conter desinformação, boatos ou mentiras sobre a COVID-19.

Nem tudo é "consenso popular"

Continua após a publicidade

O que o CEO do Reddit não acentua, porém, é que nem tudo acerca do controle da pandemia é baseado em “consenso popular”. O uso de máscaras, por exemplo, foi comprovado por estudos ser uma das melhores armas contra a disseminação do coronavírus, junto do distanciamento social.

Haveria espaço, então, para que leigos discordem de cientistas com base em noções infundadas? Ao que sugere a publicação do Reddit, sim. Uma rápida passada na rede social, como fez o Canaltech, é suficiente para encontrar perfis totalmente dedicados no compartilhamento de desinformação sobre a COVID-19 e opiniões contrárias à vacinação.

Ir mais a fundo nessa pesquisa deve colocar em destaque comunidades ainda mais problemáticas em termo de desinformação e, considerando que há meios alternativos para se comunicar, o Reddit certamente não tem controle sobre o que sai das suas comunidades. A plataforma está longe de ser equivalente ao Parler, mas a posição dela é, no mínimo, amistosa com quem não está de acordo com a ciência.

Fonte: Reddit