Reddit força 100 mil usuários a redefinirem suas senhas na plataforma

Por Redação | 27.05.2016 às 14:53

Cerca de 100 mil usuários do Reddit serão obrigados a mudar a sua senha de acesso à plataforma, de acordo com o próprio site. Segundo publicação feita nesta quinta-feira (26), o “aumento geral” no número de contas roubadas e sequestradas devido a um malware distribuído via spam foi a grande motivação por trás da medida de segurança.

Ainda conforma divulgado pelo Reddit, o problema começou a tomar corpo depois da descoberta do vazamento de milhares de senhas do LinkedIn, resultando no roubo de dados de milhões de usuários. Apesar de o Reddit não ter sido diretamente prejudicado pelo problema da rede social para profissionais, o fato de muita gente repetir a mesma senha em vários serviços parece ter sido o elo entre os dois casos, contribuindo para agravar a situação como um todo.

“Nós ampliamos a nossa habilidade em detectar roubos de contas e enviamos 100 mil resets de senhas nas últimas duas semanas”, informa o Reddit. “Mais deve vir adiante conforme nós continuamos a verificar e confirmar que ninguém além de você está utilizando a sua conta, escreveu o engenheiro da plataforma Christopher Slowe (ou “KeyserSosa”, como é conhecido no site).

Segurança nunca é demais

Além de descrever o problema e divulgar as ações tomadas pelo Reddit para minimizá-lo, Slowe também deu algumas dicas básicas de segurança. Ele solicitou aos usuários que utilizem senhas fortes e únicas no Reddit — uma recomendação que vale para todos os demais serviços usados por você na web. Além disso, ele recomendou também a utilização de um e-mail para verificação — atualmente, informar um endereço de correio eletrônico não é obrigatório para se cadastrar na rede social.

O engenheiro informou ainda que a sua companhia estuda a implementação da autenticação em dois fatores também para contas que não têm status de administrador dentro da plataforma. O desafio para isso, porém, seria o fato do grande número de apps e clientes de terceiros que recebem conteúdo do Reddit.

Fonte: Reddit