5 dicas para fazer as suas fotos bombarem nas redes sociais

Por Redação

Se tem uma coisa difícil de encontrar hoje em dia é alguém que não tenha conta em alguma rede social de fotos. Mesmo no Facebook, a quantidade de novas imagens que tomam conta da tela do computador ou celular é imensa, por isso, nada melhor do que caprichar na sua foto para se destacar no meio da multidão. Tornar-se popular nas redes sociais pode parecer um sonho distante, mas, tomando cuidado com o que você posta, é possível atingir um público considerável.

Um método que pode fazer toda a diferença é juntar técnicas consagradas e clássicas da fotografia com o melhor dos novos aplicativos de fotos. Veja abaixo algumas dicas que deixarão você craque nos cliques:

1. Utilize conceitos da fotografia clássica

Tudo bem, se formos comparar a qualidade das fotos hoje em dia com as imagens de cinquenta anos atrás, não há como negar que as da atualidade são muito melhores. Contudo, técnicas desenvolvidas ao longo dos anos após a invenção da fotografia são incrivelmente úteis mesmo em nossa época.

Antigamente, matemáticos e filósofos se utilizavam de uma técnica chamada de proporção áurea para calcular como uma pintura ou escultura ficaria melhor na hora de distribuir os elementos presentes na obra. Com o tempo, essa proporção foi sendo simplificada até se tornar o que é hoje conhecida como "regra dos terços".

grid de foto

De maneira simples, a "regra dos terços" é uma fórmula que, se bem executada, permite tornar a imagem mais agradável ao olhar de quem a vê. Ou seja, uma habilidade muito útil para quem quer ficar popular nas redes sociais.

Para executar a regra, é só dividir a imagem com duas linhas verticais e duas linhas horizontais, o que formará nove quadrados. Assim, posicione o foco da sua foto nas linhas em torno do quadrado do meio, se possível, bem em cima de onde as linhas se cruzam.

2. Abuse dos efeitos visuais

Uma foto é muito mais do que apenas o objeto que foi fotografado. Filtros, textos, stickers, colagens, enfim, todo artifício é válido para chamar atenção para sua foto. Mas tenha em algo em mente: tudo que é em excesso não é bom! Cada aplicativo oferece um modo diferente de customizar a sua foto.

De maneira mais básica, quase todos possuem uma seleção de filtros que você pode utilizar na sua imagem. O Instagram (disponível para Android e iOS) é o que tem os filtros mais conhecidos, muito pelo fato dele ser a maior rede social de fotos da atualidade.

redes sociais de fotos

O DeeMe, outra rede social de fotos (disponível para Android e iOS), oferece para o usuário diversos stickers que podem enfeitar as suas capturas e dar um ar cool para elas.

redes sociais de fotos

O Cymera (disponível para Android e iOS), por outro lado, possui filtros diferentes, de luz e de sobreposição de fotos.

redes sociais de fotos

Neste ponto, tudo é válido. Se quiser, você pode editar sua foto em um dos apps, salvá-la e depois abri o resultado em outro app para para adicionar mais filtros. Só não peque pelo excesso.

3. Preste atenção no horário

Terminou de editar a sua foto e acha que ela está digna de uma obra prima? Maravilhoso, mas não adianta nada ter a foto do ano postada às duas da manhã, portanto, ter em mente que existe um momento certo para postar é indispensável. Segundo youtubers e blogueiros, durante de segunda a sábado, postar fotos entre 11h30 e 12h é o momento ideal. Já no domingo, a postagem está liberada o dia todo.

Lembre-se de retribuir as curtidas dos seus amigos e conhecidos. Também vale fuçar a rede social e curtir fotos de desconhecidos, afinal, se o perfil está aberto, é para isso mesmo. Tanto o Instagram, quanto DeeMe e Cymera possuem perfis dos usuários. Lá, você pode fazer amizades e até trocar dicas de edição se lhe interessar.

4. Seja um usuário diversificado

Instagram

A menos que você seja um cantor adolescente, ninguém permanecerá curtindo para sempre as suas selfies na mesma pose ou a foto do seu gato dormindo em diferentes locais da casa. Diversidade também contribui muito para o sucesso nas redes sociais, então, procure situações inusitadas, cliques diferentes, fotos engraçadas. Seja criativo!

5. Tente adicionar algum valor à sua foto

Num mundo de curtidas fáceis, você pode achar que qualquer coisa que postar será apreciada nas redes sociais. Não é bem assim. Tente atribuir algum valor às suas fotos para que, assim, elas signifiquem algo para quem as vê. Sua fotografia mostra alguma coisa bacana e de caráter social? A imagem tem alguma coisa que não é de acontecimento frequente? Ela tem um caráter inesperado? Ela trata de algo que é próximo aos seus seguidores ou que faz parte da infância ou passado dos usuários que você tem contato? Questione a si mesmo antes de escolher a foto que irá para a web.

Se você seguir à risca essas dicas, duvido que sua audiência entre os seguidores não aumente. Pegue a câmera e seja feliz!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.