Publicidade

Protótipo do Facebook mostra opção de rolagem lateral do feed de notícias

Por| 15 de Abril de 2019 às 14h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Facebook

O Facebook pode estar testando um sistema híbrido de carrossel que mistura posts no feed de notícias do usuário com Stories, tudo isso em rolagem lateral. A analista Jane Manchun Wong, conhecida por antecipar novidades de redes sociais, teve acesso a um protótipo dentro do app para Android em que já há esta opção.

Em post no Twitter, ela mostra um GIF do sistema em funcionamento e diz que este é apenas um protótipo para um novo método de navegação do Facebook, não sendo nem de perto algo oficial.

A analista explica que o sistema funciona da seguinte forma: quando o usuário toca em uma postagem ou na região próxima a ela, o app amplia a publicação de forma a preencher toda a tela, em um layout semelhante ao do Stories. Assim, o usuário pode fazer a rolagem lateral, em uma mistura com Stories de outros usuários e postagens no feed de notícias.

Continua após a publicidade

Assim como acontece no Instagram, cada post tem um limite de tempo de exibição, caso o usuário não faça nada. Contudo, ainda é possível curtir, compartilhar e deixar um comentário no post neste mesmo formato, assim como se faz no feed de notícias.

A empresa pode estar buscando uma maior interação entre o feed e os stories, para segurar a retenção na rede social. Recentemente, o próprio Facebook revelou que as pessoas estão mudando sua navegação mais para os Stories, em busca de ver mais sobre seus amigos e menos postagens de empresas e publicidade. Logo, misturar estas duas funções poderia ser uma resposta a companhias que veem retornos menores de seus investimentos em mídia na plataforma.

Continua após a publicidade

Outra questão também pode ser parecida a um teste que já aconteceu com o Instagram. Em dezembro do ano passado, a rede social apareceu com rolagem horizontal na timeline, também em uma mistura de posts e stories.

Após retorno negativo, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, presidente executivo do Instagram, informou que este era apenas um teste que a plataforma estava fazendo, mas cujo escopo não era para ser tão grande, abrangendo tantos usuários. Segundo Mosseri, foi um “bug revertido rapidamente”.

Até o momento, o Facebook ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de rolagem horizontal em sua plataforma, mas ela poderia fazer mais sentido que no Instagram. Como a rede social principal de Zuckerberg é mais abrangente entre vídeo, fotos e textos, a movimentação horizontal permite apenas um post fique por vez na tela. Caso haja um “textão”, o usuário então teria a opção de continuar a leitura verticalmente ou ignorar com apenas mais um movimento lateral. Atualmente, é preciso mais de um movimento para passar por textos muito longos na rede social.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter