Siga o @canaltech no instagram

Problema está impedindo visualização de GIFs no Facebook; saiba como resolver

Por Felipe Demartini | 09 de Março de 2016 às 12h58
Divulgação
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Se você está tendo problemas para visualizar GIFs em sua linha do tempo no Facebook, acredite, não é o único. Desde a noite desta terça-feira (8), usuários da versão web vêm relatando dificuldades para “iniciar” as animações que são publicadas pelos contatos na rede social. Clicar sobre as imagens, o procedimento comum para fazer isso, parece não funcionar mais da maneira correta.

Nos testes realizados pelo Canaltech, o problema pode ser localizado nos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, todos rodando no sistema operacional Windows 10. Clicar nos GIFs na própria linha do tempo ou em links diretos das postagens não realiza ação alguma, e só foi possível ver as imagens em movimento quando acessadas diretamente a partir dos perfis dos contatos que as postaram.

Falhas semelhantes também foram citadas por usuários do Windows 7 e Mac OS X. Por outro lado, em smartphones e tablets, tudo parece funcionar normalmente através do aplicativo oficial do Facebook. Os problemas também parecem ser localizados, atingindo apenas usuários brasileiros e também de outros países da América Latina.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Problema GIF Facebook

Pelas redes sociais, os relatos do problema e reclamações se acumulam, enquanto a empresa não se pronunciou sobre o assunto. Entretanto, uma solução temporária surgiu pelas mãos de alguns usuários e a falha, estranhamente, parece estar relacionada aos sistemas que impedem a reprodução automática de vídeos, que de algum motivo, parece estar afetando também a execução arbitrária dos GIFs.

Problema GIF Facebook

Para solucionar a questão, acesse o menu de configurações clicando na seta para baixo, no canto superior direito da interface do Facebook. Na sequência, selecione a última opção, “Vídeos”, no menu à esquerda, e ativa a “Reprodução automática de vídeos”, segunda opção da lista que aparece.

Problema GIF Facebook

Na sequência, retorne para a linha do tempo, que deve voltar a ter os GIFs funcionais e que, ao contrário de antes, passam a ser reproduzidos automaticamente. Como a configuração já diz, isso acontecerá também no caso dos vídeos. Felizmente, o autoplay acontece sem áudio, mas ainda assim, esse aspecto pode ser um incômodo para alguns usuários. É questão de escolher o que é mais interessante em cada caso.

Entramos também em contato com o suporte do Facebook para questionar sobre a questão, mas até a publicação desse texto, a rede social não havia respondido.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.