Publicidade

Problema está impedindo visualização de GIFs no Facebook; saiba como resolver

Por| 09 de Março de 2016 às 12h58

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Facebook

Se você está tendo problemas para visualizar GIFs em sua linha do tempo no Facebook, acredite, não é o único. Desde a noite desta terça-feira (8), usuários da versão web vêm relatando dificuldades para “iniciar” as animações que são publicadas pelos contatos na rede social. Clicar sobre as imagens, o procedimento comum para fazer isso, parece não funcionar mais da maneira correta.

Nos testes realizados pelo Canaltech, o problema pode ser localizado nos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, todos rodando no sistema operacional Windows 10. Clicar nos GIFs na própria linha do tempo ou em links diretos das postagens não realiza ação alguma, e só foi possível ver as imagens em movimento quando acessadas diretamente a partir dos perfis dos contatos que as postaram.

Falhas semelhantes também foram citadas por usuários do Windows 7 e Mac OS X. Por outro lado, em smartphones e tablets, tudo parece funcionar normalmente através do aplicativo oficial do Facebook. Os problemas também parecem ser localizados, atingindo apenas usuários brasileiros e também de outros países da América Latina.

Continua após a publicidade

Pelas redes sociais, os relatos do problema e reclamações se acumulam, enquanto a empresa não se pronunciou sobre o assunto. Entretanto, uma solução temporária surgiu pelas mãos de alguns usuários e a falha, estranhamente, parece estar relacionada aos sistemas que impedem a reprodução automática de vídeos, que de algum motivo, parece estar afetando também a execução arbitrária dos GIFs.

Para solucionar a questão, acesse o menu de configurações clicando na seta para baixo, no canto superior direito da interface do Facebook. Na sequência, selecione a última opção, “Vídeos”, no menu à esquerda, e ativa a “Reprodução automática de vídeos”, segunda opção da lista que aparece.

Continua após a publicidade

Na sequência, retorne para a linha do tempo, que deve voltar a ter os GIFs funcionais e que, ao contrário de antes, passam a ser reproduzidos automaticamente. Como a configuração já diz, isso acontecerá também no caso dos vídeos. Felizmente, o autoplay acontece sem áudio, mas ainda assim, esse aspecto pode ser um incômodo para alguns usuários. É questão de escolher o que é mais interessante em cada caso.

Entramos também em contato com o suporte do Facebook para questionar sobre a questão, mas até a publicação desse texto, a rede social não havia respondido.