Post patrocinado está espalhando vírus pelo Twitter

Por Redação | 03 de Agosto de 2016 às 23h13
photo_camera Divulgação

De acordo com informações divulgadas, está circulando um vírus pelo Twitter a partir de uma publicação patrocinada. O tweet promete o download do Snapchat para computadores, e infelizmente alguns usuários tiveram seus dados hackeados com o suposto arquivo.

Para se ter dimensão da repercussão, em menos de 5 horas a postagem já havia alcançado 17 retuítes, 126 curtidas e uma série de respostas que reportavam o vírus. Segundo os usuários da rede, a publicação foi feita nesta quarta-feira às 13h12 por @ThiagoMaciel99. Como seu último tweet é datado do dia 18 de maio, ainda não se sabe se ele é realmente o responsável pela publicação, ou se sua conta foi invadida para divulgar o script malicioso.

Apesar de não comunicar casos isolados, o Twitter garantiu "não permitir que usuários publiquem links para conteúdos maliciosos a fim de danificar ou prejudicar o navegador ou o computador de outra pessoa ou comprometer a sua privacidade". Para lidar com esse tipo de situação, a rede social opta por medidas de suspensão das contas vinculadas aos ataques.

Ainda não se sabe quantos usuários acessaram o arquivo infectado, mas de acordo com Marco DeMello, CEO da PSafe, as vítimas podem ter grandes prejuízos financeiros, já que na análise do post foi identificada a existência de um Trojan bancário. "Ao instalar o programa sugerido, o usuário, sem saber, acaba dando ao cybercriminoso o poder de administrador do dispositivo. O que o facilita atingir o seu objetivo, que nada mais é roubas senhas e dar a eles o acesso a dados bancários."

Como dica de segurança, DeMello explica que mesmo não aparentando ser um link perigoso circulando na web, "nesses casos, vale a dica dos avós: se algo parece ser muito bom, desconfie. Até porque, se o Snapchat realmente tivesse lançado uma versão web, a notícia já estaria em todos os veículos."

Por volta das 19h25 o Twitter já havia removido a publicação e suspendido a conta responsável, porém vale atenção redobrada para tweets semelhantes.

Fonte: Uol

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.