Plataforma de anúncios Facebook Exchange será descontinuada

Por Redação | 26.05.2016 às 14:00

O Facebook anunciou que irá encerrar sua plataforma de anúncios Facebook Exchange até 1º de novembro e moverá os clientes que ainda utilizam o serviço para os produtos mais recentes da empresa. Com isso, a rede social focará seus esforços em publicidade para dispositivos móveis, setor responsável por 82% de toda sua receita global. Segundo o VP de Monetização do Facebook, Matt Idema, os consumidores migraram para o mobile e o Facebook Exchange é uma ferramenta destinada a desktops, visto que não conta com os produtos mais recentes da empresa.

Idema disse também que os formatos de anúncios mais recentes da rede social, como Carrossel, campanhas de vídeo, audiência personalizada, entre outros, não estão disponíveis no Exchange. "Esta migração realmente não será um desafio para eles", reforçou o executivo. "Eles já estão usando os produtos móveis como anúncios dinâmicos."

Lançado em 2012, o Facebook Exchange foi amplamente utilizado por dezenas de empresas para ajudar no gerenciamento e redirecionamento de anúncios na rede social. A ferramenta era utilizada para formular anúncios tendo como base os hábitos de visualização dos usuários no site. Muitas das empresas que apostaram na plataforma viram um ótimo retorno em seus investimentos. Mas, um ano depois, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, admitiu que o Facebook Exchange era uma parte muito pequena dos negócios globais da empresa.

"A medida que as pessoas mudaram para o mobile e gastam mais tempo utilizando o Facebook e o Instagram, o potencial de redirecionamento do desktop em geral tem sofrido um grande impacto", acrescentou Idema. "Visto que o mobile tornou-se a maior parte de nosso negócio, o desktop tem se tornado cada vez menos importante para nós".

Via Adweek