Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pinterest vai direcionar buscas por vacinas a sites de saúde

Por| 29 de Agosto de 2019 às 12h55

Link copiado!

Pinterest vai direcionar buscas por vacinas a sites de saúde
Pinterest vai direcionar buscas por vacinas a sites de saúde
Tudo sobre Pinterest

O Pinterest está começando a redirecionar pesquisas relacionadas a vacinas para os sites oficiais de organizações internacionais de saúde. A medida, aplicada inicialmente na versão em língua inglesa da plataforma, vem como mais uma resposta à proliferação de conteúdos ligados ao movimento antivax, um movimento que, há alguns meses, já havia feito a rede social interromper a exibição de resultados de busca relacionados ao assunto.

Agora, pesquisas relacionadas a termos como “segurança de vacinas”, “rubéola” e outras doenças ou assuntos ligados a isso levarão os usuários diretamente a resultados da Organização Mundial de Saúde e de outras instituições. Fazem parte da lista de parcerias, por exemplo, os centros locais de controle de doenças (CDC), a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Vaccine Safety Net, rede de sites curada pela OMS para reunir informações seguras sobre o tema em diferentes idiomas.

Por trás da atitude, novamente, está o combate à desinformação. Segundo o Pinterest, em comunicado oficial, “não é responsável” exibir dados falsos sobre vacinas ao lado de informações verdadeiras, que também estão disponíveis no serviço. Por isso, o ideal foi retirar os usuários da rede social e levá-los para onde os dados reais e oficiais estão.

Além disso, o Pinterest diz continuar lutando contra a disseminação de mentiras na plataforma, retirando do ar conteúdos inadequados e também banindo os responsáveis pelas postagens. Ainda, a empresa afirmou que não vai exibir anúncios, recomendações ou comentários nas páginas de pesquisas de saúde que contenham resultados externos.

Continua após a publicidade

O Pinterest ainda lembra que a publicação de informações falsas sobre questões de saúde é proibida por seus termos de uso desde 2017 e que sempre contou com a participação de organizações internacionais na montagem dessas regras. A ideia de restringir as buscas também veio por meio desse tipo de parceria, para que os usuários agora tenham acesso a dados verificados e confiáveis e não caiam em mentiras.

A não exibição de anúncios nas páginas relacionadas ainda serve como um ataque aos interesses escusos de muitos que divulgam informações desse tipo, que também seriam vendedores de vitaminas, remédios e outros produtos não necessariamente seguros. Eles investiriam em propagandas chamativas e usariam táticas semelhantes às de spam, mas não mais poderão aparecer diante dos interessados em saber mais sobre vacinas.

A mudança também surge como mais uma iniciativa de responsabilidade diante do alerta feito pela Organização Mundial de Saúde, que taxou o movimento antivax como uma das “10 maiores ameaças globais” de 2019. Outras redes sociais, como o Facebook, também vêm se movimentando para abordar o tema, seja moderando comentários e publicações com fake news ou criando parcerias com instituições para exibição de resultados oficiais.

Continua após a publicidade

Inicialmente, as mudanças no Pinterest se aplicam às versões internacionais em inglês, tanto no desktop quanto por meio dos aplicativos para iOS e Android. No futuro, a empresa afirma que as mesmas medidas serão tomadas em outros países e idiomas, também incluindo parcerias com agentes locais em outros países.

Fonte: Pinterest