Pinterest lança extensão que permite buscar produtos na web a partir de fotos

Por Redação | 07 de Março de 2017 às 16h26

A rede social de compartilhamento de imagens Pinterest quer agora facilitar a vida de quem está procurando por produtos online. Nesta terça-feira (07), a companhia apresentou sua nova extensão para o navegador Google Chrome, que permitirá a busca por produtos na Internet diretamente a partir de fotos e imagens.

A nova extensão faz parte de uma série de atualizações à plataforma lançadas hoje e funcionará mesmo que o usuário esteja fora do Pinterest.

Para buscar algum produto, basta ativar a extensão e contornar o item desejado na imagem com uma ferramenta de seleção. A partir daí, o Pinterest usará sua tecnologia de reconhecimento de imagens para buscar pelo item – ou produtos similares – em sua própria plataforma, trazendo os resultados mais próximos para o usuário.

Extensão permitirá buscar produtos no Pinterest a partir de imagens encontradas na Internet (foto: Reprodução/Pinterest)

Apesar de só agora ter sido disponibilizada em uma extensão própria, tecnologias de busca por imagem já são utilizadas pelo Pinterest há algum tempo. Com a nova ferramenta, no entanto, a rede social deve começar a buscar um reposicionamento da companhia, não só como um portal de imagens, mas como uma alternativa para buscas de produtos e, potencialmente, parceiro de e-commerces.

"Você não deveria ter que expressar seus pensamentos em palavras para encontrar grandes idéias", comentou o co-fundador do site, Evan Sharp, sobre o reposicionamento do serviço em um evento de imprensa em fevereiro.

Por ora, os produtos buscados através da nova extensão não trarão nenhum tipo de receita extra à empresa, mas a ideia é que o serviço popularize o Pinterest como uma plataforma de buscas entre mais usuários – e, possivelmente, começar a rivalizar a busca por imagens da gigante Google.

Via: Recode

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.