Pinterest finalmente disponibiliza API para desenvolvedores

Por Redação | 06.05.2015 às 15:43

Os desenvolvedores finalmente terão acesso à API da rede social Pinterest. Nesta semana, a empresa anunciou que os desenvolvedores terão acesso à plataforma como um conjunto de APIs para que eles construam aplicativos e integrações que deixem os pins mais atraentes para os usuários. No Pinterest, cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou boards, além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site.

Com a disponibilização da API para os desenvolvedores, a rede social pretende promover uma interação mais atraente, além de conquistar novos usuários. A API, ou interface de programação de aplicativos, permite que os desenvolvedores construam todos os tipos de aplicativos com base nos dados do Pinterest. Com isso, os desenvolvedores poderiam, por exemplo, ordenar melhor os conteúdos da rede social, separando-as entre pins de viagens, receitas, arquitetura, entre outros.

Por enquanto, o programa está disponível apenas para os desenvolvedores nos Estados Unidos. Eles terão de passar por um processo de candidatura para poderem ter acesso à API do Pinterest. A interface disponibilizará um conteúdo valioso para a criação de novos apps e ferramentas para o site. Os desenvolvedores terão acesso aos pins, coleções, seguidores, interesses dos usuários, entre outras informações. Com isso, será possível criar novas interações que ajudarão a rede social a cativar mais usuários.

O site TechCrunch relata que os usuários receberão total controle sobre quais aplicativos serão autorizados em sua conta, com a capacidade de revogar as credenciais a qualquer momento. O Pinterest também promete que não tolerará práticas obscuras de ferramentas e aplicações. Ainda de acordo com o site, a rede social começou a trabalhar com a API em setembro.

Ao contrário das redes sociais maiores, o Pinterest promove uma perspectiva muito mais positiva sobre assuntos relevantes. Temas como casamento, alimentos, arquitetura, viagem, moda e design são áreas onde o Pinterest se destaca. Mas ainda a rede social apresenta números bem inferiores ao Facebook e Twitter, por exemplo. O Pinterest conta com uma estimativa de 47 milhões de usuários que acessam o site pelo menos uma vez por mês. Já na rede comandada por Mark Zuckerberg, esse número chega a 1,4 bilhão, e o Twitter ultrapassa 300 milhões de usuários ativos mensalmente.

Disponibilizar sua API para desenvolvedores é um passo importante para estimular mais pessoas a ficarem no Pinterest, visto que novas ferramentas serão criadas. Diversificar o público também exigirá um grande esforço por parte do site. Em 2012 foi confirmado que 83% dos usuários americanos eram do sexo feminino.

Esta não é a primeira API do Pinterest, mas é a primeira que realmente é útil para os desenvolvedores, tanto em alcance como em funcionalidade. O Pinterest afirmou que apenas algumas centenas de desenvolvedores terão acesso autorizado a interface de programação de aplicativos.

Via TechCrunch e Readwrite

Fonte: http://readwrite.com/2015/05/04/pinterest-developer-api-finally