Pinterest está usando inteligência artificial para mostrar novos pins

Por Redação | 12 de Janeiro de 2017 às 20h30

O Pinterest está apostando na inteligência artificial (IA) para ajudar seus 150 milhões de usuários a encontrar novos pins entre as 75 bilhões de imagens publicadas em sua plataforma. Com números tão altos, podemos dizer que a curadoria não é um trabalho fácil na rede social.

Para oferecer mais ideias de pins aos que acessam o serviço em busca de inspirações, o Pinterest está usando o deep learning, tecnologia de IA que é alimentada por grandes quantidades de dados por meio de uma rede neural que simula a forma como o cérebro humano aprende as coisas até que ele possa reconhece-las automaticamente.

Antes da adoção da IA, os pins que apareciam relacionados como recomendação a uma determinada imagem eram mostrados a partir de painéis onde o mesmo pin havia sido salvo por outros usuários. Agora, o Pinterest usa os dados relacionados aos pins que você salvou ou clicou durante uma sessão para entender seu comportamento e gerar resultados mais relevantes que evoluem com base no comportamento do usuário.

O processo de descoberta de conteúdo é algo primordial para o sucesso do Pinterest. Prova disso é que quase metade do engajamento na plataforma surge a partir das recomendações de pins relacionados. Agora, com um conteúdo mais personalizado, as pessoas vão gastar mais tempo navegando entre as imagens inspiradoras da plataforma.

Via Digital Trends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.