Pinterest está usando inteligência artificial para mostrar novos pins

Por Redação | 12.01.2017 às 20:30

O Pinterest está apostando na inteligência artificial (IA) para ajudar seus 150 milhões de usuários a encontrar novos pins entre as 75 bilhões de imagens publicadas em sua plataforma. Com números tão altos, podemos dizer que a curadoria não é um trabalho fácil na rede social.

Para oferecer mais ideias de pins aos que acessam o serviço em busca de inspirações, o Pinterest está usando o deep learning, tecnologia de IA que é alimentada por grandes quantidades de dados por meio de uma rede neural que simula a forma como o cérebro humano aprende as coisas até que ele possa reconhece-las automaticamente.

Antes da adoção da IA, os pins que apareciam relacionados como recomendação a uma determinada imagem eram mostrados a partir de painéis onde o mesmo pin havia sido salvo por outros usuários. Agora, o Pinterest usa os dados relacionados aos pins que você salvou ou clicou durante uma sessão para entender seu comportamento e gerar resultados mais relevantes que evoluem com base no comportamento do usuário.

O processo de descoberta de conteúdo é algo primordial para o sucesso do Pinterest. Prova disso é que quase metade do engajamento na plataforma surge a partir das recomendações de pins relacionados. Agora, com um conteúdo mais personalizado, as pessoas vão gastar mais tempo navegando entre as imagens inspiradoras da plataforma.

Via Digital Trends