Periscope começa a exibir anúncios antes das transmissões

Por Redação | 28 de Março de 2017 às 12h42
photo_camera Divulgação/Periscope

Enquanto o Facebook segue em seu processo de metamorfose para se transformar no Snapchat, a concorrência segue seu caminho para incentivar os usuários a utilizarem mais suas ferramentas. Desta vez é o Twitter que acaba de anunciar uma novidade para dar um novo fôlego ao Periscope, seu aplicativo de transmissão de vídeos ao vivo. A partir desta terça-feira (28), a plataforma passa a permitir anúncios.

A ideia é que, com essas inserções publicitárias, os próprios produtores de conteúdo recebam uma parcela da receita gerada pelas visualizações. Como o próprio Twitter explica, é “uma oportunidade de monetização de conteúdo para criadores e de marcas aproveitarem interações relevantes na plataforma para se relacionarem com consumidores”.

Os anúncios são inseridos no modelo pre-roll, ou seja, antes do início das transmissões, e são exibidos tanto durante os vídeos ao vivo quanto em reproduções posteriores. “Com a mudança, o processo nos vídeos do Periscope passa a ser semelhante ao que ocorre em outros formatos de vídeo do Twitter: a visualização de conteúdos transmitidos ao vivo ou reproduzidos pode ser precedida por um breve anúncio”, explica a empresa em nota. Ainda segundo a companhia, pelo menos neste primeiro momento, a novidade vai estar restrita a um grupo de anunciantes para testar o poder e o alcance das propagandas. A expectativa é que os demais usuários possam se beneficiar disso somente nos próximos meses.

Para o Twitter, o formato pre-roll é considerado o ideal para essas transmissões ao vivo, pois permite que as marcas e anúncios cheguem às conversas e ao interesse de seus consumidores. Além disso, a empresa destaca que o consumo de vídeo aumentou intensamente na rede social e que, por isso, faz todo o sentido seguir investindo nesse formato.

Ainda assim, resta saber se essa saída é a melhor solução para manter o Periscope vivo. Embora a proposta do serviço tenha sido inovadora em seu lançamento, a sua fórmula logo passou a ser integrada a outras plataformas, como o próprio Facebook e Instagram, que incorporaram transmissões ao vivo às suas redes e dificultaram a vida do Twitter. Sendo assim, vamos esperar para ver se as coisas mudam de figura.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.