Facebook descobriu um jeito de burlar os bloqueadores de anúncio

Por Redação | 09 de Agosto de 2016 às 14h49
Divulgação

É difícil encontrar alguém que goste de anúncios, mas eles são necessários para financiar os conteúdos gratuitos produzidos na internet. Mas, convenhamos, o Facebook exagera, e, daqui a pouco, o site de Mark Zuckerberg vai furar os bloqueadores de anúncios. Esses são programas e extensões de navegador que, como o nome diz, impedem a exibição de banners e outros formatos de propaganda.

De acordo com um artigo publicado no Facebook, Andrew Bosworth, vice-presidente de plataformas de negócios e anúncios, escreve que a rede social "passará a mostrar anúncios na versão desktop para pessoas que usam software de bloqueio". Ele não entra em detalhes sobre como isso será feito.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A desculpa para isso são os novos controles de anúncios, que permitem ao usuário melhor gerência sobre a publicidade mostrada na rede social. Para isso, a página de preferência de anúncio ficará mais fácil de usar, permitindo inserir ou suprimir tópicos de interesse (aproveite e acesse esta página para revisar seus gostos). Esses dados serão usados pelo Facebook na hora de exibir os banners, na esperança de que sejam mais relevantes para o usuário.

Bosworth diz acreditar que, quando um anúncio é relevante e bem-feito, se torna útil, ajudando a encontrar novos produtos e serviços – e introduzir o usuário a novas experiências. Ele acusa fabricantes de bloqueadores de aceitarem dinheiro para liberar anúncios outrora retidos – algo também já oferecido ao Facebook. Em vez de pagar a essas empresas, a rede social diz que preferiu dar mais controle para os usuários.

Será que a experiência do usuário vai realmente melhorar com isso? Veremos em breve.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.